Por que Roacutan da depressão?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

provaram que a isotretinoína é capaz de alterar os níveis intracelulares de serotonina e de aumentar a quantidade de bombas de recaptação de serotonina in vitro. Diante dessas descobertas, houve maior suspeita de que a isotretinoína poderia causar depressão e ideação suicida.

“Esta é a razão pela qual a informação dada com o Roacutan traz uma aviso de que alguns pacientes podem passar por mudanças de humor, incluindo um aumento em casos de depressão””, diz o comunicado.

Os trabalhos científicos publicados mais recentemente sugerem não haver evidência que prove definitivamente uma relação causal entre o uso do remédio e depressão. Mas, se você está em tratamento de depressão e ansiedade, converse com seu médico antes de começar a tomar a Isotretinoína.

“O medicamento ocasiona ressecamento, ardor no olho, além de sensibilidade à luz e uma leve vermelhidão no globo ocular.

Saiba que além do ressecamento labial, existe um problema mais grave que é silencioso, mas que pode ser fatal no futuro. Como outras drogas, o Roacutan pode causar alterações em enzimas do fígado, entre elas as mais importantes são a aspartato aminotransferase, alanina aminotransferase e fosfatase alcalina.

Queda de cabelo, dor nas costas e ressecamento da pele e das mucosas, como boca, olhos e genitais, também são muito comuns. De acordo com Moreira, que é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alguns efeitos colaterais vão ocorrer invariavelmente.

A substância pode modificar o ciclo de crescimento dos fios, mas a reação é totalmente reversível, de acordo com os especialistas. É comum, ainda, que um remédio que age diretamente nas glândulas sebáceas provoque ressecamento na pele e nas mucosas, como olhos e lábios.

A medicação pode dar a ligeira impressão de que o nariz fica mais fino pois durante o tratamento a pele fica mais fina, mas isso é apenas uma percepção, já que o medicamento não afina o nariz. Pacientes que têm os poros muito abertos podem notar mais. Mas somente isso.

O medicamento tem passagem hepática. É também recomendado evitar bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos durante o tratamento.

O paciente que estiver tomando Roacutan® (Isotretinoína) não deve se expor ao sol sem proteção. Converse com seu(sua) dermatologista sobre isso. Ele poderá lhe recomendar um fotoprotetor como o Hélioblock® XL. Esses efeitos colaterais são reversíveis e desaparecem com o fim do tratamento.

Por isso, no início, é possível notar um agravamento da acne. Mas não é preciso se preocupar, após 2 ou 3 semanas, o quadro começa a melhorar definitivamente. Nos casos de acne muito grave, este agravamento temporário pode levar à formação de úlceras.

O maior risco do Roacutan
Seu potencial teratogênico, causador de malformação no feto, é realmente o ponto que mais joga contra a medicação.

O tratamento completo de acne com Roacutan dura entre 6 e 10 meses na maioria dos casos.

Dose Cumulativa Máxima: 150 X 70: 10.500 mg.

A silimarina teve uma ação significativa na prevenção do aumento das enzimas hepáticas. Ela pode ser usada como uma opção de baixo custo e sem efeitos colaterais significativos com a finalidade de proteger o fígado contra os efeitos da isotretinoína.

A isotretinoína, comercialmente conhecida como Roacutan, revolucionou o tratamento da acne a partir de 1975. Ele é o único medicamento que cura a doença, geralmente num ciclo de 6 a 8 meses, porém em 20% dos casos pode ocorrer recidiva.