Quais órgãos a rinite afeta?

Perguntado por: mramires . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Rinite e Asma decorrem de um processo inflamatório na mucosa (camada de pele que reveste nossos órgãos por dentro), atingindo tanto a parte nasal, como a das vias aéreas inferiores (brônquios).

A rinite crônica causa obstrução nasal e, em casos graves, formação de crostas, sangramento frequente e secreção espessa, com odor desagradável, cheia de pus do nariz. Descongestionantes podem aliviar os sintomas.

A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.

Sintomas da rinite
Irritação no nariz, olhos ou garganta. Coceira e/ou prurido nos ouvidos e no nariz. Coriza. Secreção nasal transparente ou amarelada.

A reação provoca os sintomas que caracterizam a rinite: nariz entupido, coriza (nariz escorrendo), espirros, coceira e diminuição da capacidade de sentir cheiro. É uma doença inflamatória das mucosas (revestimento interno) do nariz, com causas que podem ser alérgicas ou não.

Complicações da rinite não tratada e sinais da doença
Os sintomas são obstrução nasal, coriza, coceira e espirros, com frequência, sendo que essa frequência e intensidade, determinam a gravidade do quadro”.

Possíveis consequências de uma rinite não tratada:
Sinusite. Pneumonia. Asma. Gastrite.

Gargarejo com água morna e sal
Um método simples para aliviar o desconforto e que ajuda a soltar o catarro da garganta é fazer gargarejos com água morna e sal. A recomendação mais comum é misturar uma colher de sopa de sal marinho em 100 ml de água morna, mexendo bem a solução preparada.

Sintomas: Além dos sintomas típicos de rinite, como congestão nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, a dor de cabeça é um sintoma comum associado à rinite. A dor de cabeça pode ser descrita como uma dor surda ou pressão na testa, têmporas ou parte de trás da cabeça.

As rinites podem ser classificadas em agudas, quando os sintomas duram entre 7 e 10 dias, ou crônicas, quando os sintomas persistem por mais de 3 meses.