Quantos tipos de ressonância tem?

Perguntado por: aperalta8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Ressonância magnética funcional (RM funcional); Exames de mama; Angiografia por ressonância magnética (ARM); Venografia por ressonância magnética (VRM);

Ressonância Magnética Fetal: indicado para gestantes, auxilia no diagnóstico de malformação cerebral, pulmonar e renal do feto, além disso identifica defeitos na coluna, posição e profundidade da placenta. Ressonância Magnética de Pelve: examina lesões em órgãos, tecidos e músculos localizados na pelve.

‍ A Ressonância Magnética de Corpo Inteiro (Whole Body MRI) é um procedimento médico que avalia todo os sistema osteomolecular de maneira não invasiva, utilizando campo magnético, pulsos de radiofrequência e sistema de computadores de alta performance para produzir imagens detalhadas de órgãos e estruturas internas do ...

3 Tesla: com exceção de modelos ainda experimentais e focados em pesquisa, o modelo 3 Tesla é o mais potente para realização de ressonância magnética. Devido à elevada qualidade são recomendados para investigações neurológicas e musculoesquelético.

Quanto custa? O preço da ressonância magnética pode variar entre R$ 800 e R$ 1.000*, dependendo da área diagnosticada, segmentos avaliados e complexidade do exame.

Estuda-se o sistema osteomuscular, órgãos e sistema circulatório, visando estadiar tumores e cânceres dificilmente detectados por outros métodos.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

A tomografia se desenvolveu a partir dos anos 60, e foi fruto dos estudos com raio x realizados naquele período. Constatou-se que a emissão dessa frequência de radiação sobre uma parte do corpo poderia ser útil na produção de uma imagem de regiões internas do corpo que refletiam essas ondas.

Uma ressonância magnética funcional é um tipo de ressonância magnética. Durante este procedimento, o paciente é solicitado a realizar certas atividades para ajudar os neurocirurgiões a mapear as áreas funcionais do cérebro antes que a cirurgia ocorra.

Também conhecida por RM, a Ressonância Magnética de Corpo Inteiro é um método de diagnóstico por imagem capaz de obter imagens detalhadas de diversas partes do corpo.

A RM de Corpo Inteiro é feita na máquina de ressonância. O paciente deve deitar-se na maca, que desliza para dentro do aparelho circular. Logo após, é preciso permanecer imóvel para garantir imagens detalhadas e de qualidade. O procedimento dura alguns minutos e é extremante seguro para o paciente.