Estou com rinite posso lavar o cabelo?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Entretanto, o fator mais importante é a higiene ambiental, evitando e / ou diminuindo os estímulos que possam desencadear uma nova crise. Evite Friagem. Alguns exemplos: mudanças bruscas de temperatura; ar condicionado; pé descalço; geladeira; lavar cabelo tarde, se lavar seque imediatamente.

Além disso, dormir com os cabelos molhados pode gerar atrito dos fios com o travesseiro, causando quebras. Quem tem problemas de alergias como rinite e sinusite também deve evitar dormir com os cabelos molhados pois isso pode ser o pontapé inicial para o início de uma crise, ou a piora dela.

Evite o uso de espanadores, pois espalham alérgenos no ar. Dê preferência à limpeza com pano úmido. Escove e ventile os tapetes fora do quarto da pessoa alérgica.

Além dos ácaros, produtos de limpeza ou para desodorizar o ambiente, inseticidas, tintas com cheiro forte, perfumes, fumaça de cigarro, poluentes, são substâncias que podem provocar a rinite e devem ser mantidos longe das pessoas com predisposição a desenvolver o problema.

Ao contrário da crença popular, lavar o cabelo não causa gripe e nem piora os sintomas do quadro dessa doença viral. Tomar um banho frio, por exemplo, pode causar desconforto na pessoa, mas não provocar a doença.

Tomar banho quente pode piorar o problema? Não. Geralmente, o banho quente faz com que a mucosa nasal se retraia e, assim, parte das secreções retidas nas narinas acabam saindo com mais facilidade.

Assim como escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos, para alguns a lavagem nasal é mais uma etapa de limpeza do corpo diária. Ela pode ser especialmente benéfica para pessoas que convivem com o congestionamento das vias aéreas, por conta de alguma doença respiratória, como rinite, sinusite e bronquite.

A coceira é mais comum no nariz, mas pode atingir o céu da boca, olhos, garganta e ouvido. A coriza pode sair pela frente ou por trás do nariz, causando pigarro. Em algumas ocasiões o catarro pode ir para o ouvido, ocasionando estalos e sensação de ouvido cheio.

Confira, agora, algumas dicas para lidar com aqueles momentos em que nada parece resolver as crises!

  1. Higienize o seu nariz. ...
  2. Faça uma leve inalação. ...
  3. Tome bastante água. ...
  4. Use as medicações prescritas pelo médico. ...
  5. Higienização frequente. ...
  6. Cuidado com os alergênicos. ...
  7. Uso de medicamentos. ...
  8. Realização da imunoterapia.

Evite amaciantes
Como esse produto geralmente tem bastante perfume, é indicado não usá-lo se você sofre com alergias. A mesma lógica vale para perfumes para tecidos.

Existem opções seguras para esses públicos, como a bilastina para uso pediátrico e a levocetirizina para gestantes. Para as demais pessoas, outras possibilidades são loratadina, desloratadina, fexofenadina e fexofenadina.