Por que o prefeito de São Paulo?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Ricardo Luis Reis Nunes é um empresário e político brasileiro, filiado ao Movimento Democrático Brasileiro. É o atual prefeito de São Paulo, tendo assumido o cargo em decorrência da morte do titular, Bruno Covas.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou nesta 5ª feira (7. set. 2023) que espera o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para reconquistar a capital paulista em 2024.

O vice-prefeito , Ronaldo Cezar Rodrigues Perandré, conhecido como Tuim, é natural da cidade paranaense de Diamante do Norte, onde nasceu no dia 7 de dezembro de 1973. Para Monte Mor, ele veio ainda criança e está na cidade há 45 anos. Cresceu, estudou e viveu por muitos anos no bairro Jardim Paviotti.

Ricardo Nunes durante o lançamento da pré-candidatura de Simone Tebet à presidência da república em 2021. Ricardo Nunes é filiado ao Movimento Democrático Brasileiro. Foi eleito vereador em São Paulo em 2012 e 2016, sendo aliado do governo de Fernando Haddad, do PT.

Ele fundou o Jornal de Bairro “Hora de Ação”. Pouco tempo depois abriu a empresa Nikkey que possui hoje diversas filiais, sendo um empresário de sucesso.

Movimento Democrático Brasileiro

O Movimento Democrático Brasileiro é um partido político brasileiro de centro fundado em 1980 e registrado definitivamente no ano seguinte. Tem o número de legenda 15 devido ao dia de sua fundação 15 de janeiro de 1980. Desde sua fundação em 1980 até 2017 foi denominado Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Ricardo Nunes, o desconhecido prefeito da maior cidade do país, é empresário, reside na zona sul e foi diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (Aesul). Eleito vereador pelo MDB em 2012 com 30 mil votos, e reeleito em 2016 com 55 mil votos, fez parte das bases tucana e petista na Câmara Municipal.

Ricardo Nunes, o novo prefeito de SP, é empresário e homem de um partido só

A Lei Orgânica define o número exato de Vereadores de cada cidade, respeitados os limites impostos pela Constituição Federal. Por exemplo, municípios com até 15 mil habitantes tem 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes tem 11 (onze) vereadores.

A partir do século 19 passou a ser usado na forma como conhecemos hoje: para designar o chefe do Executivo das cidades. No Brasil, o cargo de prefeito foi criado em 11 de abril de 1835, pela Assembleia Provincial Paulista, em reação aos poderes que o Código de Processo Criminal de 1832 deu às Câmaras Municipais.