Como justificar ausência na prova do Enem?

Perguntado por: mnovais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A justificativa de ausência no Enem deve ser feita pelo inscrito na Página do Participante. O estudante precisa explicar por que faltou às provas mediante apresentação de um documento.

O pedido deve ser feito na Página do Participante até o dia 28 de abril. Para justificar a ausência na edição de 2022, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e sua data de nascimento.

Caso não apresentem alguma justificativa para sua ausência, não conseguirão o mesmo benefício no ano seguinte. Essa justificativa deve ser feita no ato da nova inscrição para o exame, no ano seguinte. Então, o MEC determinará se o candidato terá ou não o benefício da isenção novamente.

Quem tem direito:
Quem faltou o Enem do ano passado, precisa justificar a ausência, caso tenha faltado os dois dias de aplicação, para conseguir a isenção neste ano.

Termina nesta sexta-feira, 28 de abril, o prazo para para realizar a justificativa de ausência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e fazer pedidos de isenção da taxa de inscrição para a edição 2023.

“Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário: VII – nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.” De onde vêm as informações do Jusbrasil?

PERDI A INSCRIÇÃO DO ENEM, O QUE FAZER? Os candidatos que não se inscreveram no Enem 2023 só poderão realizar o exame no ano seguinte.

12 de novembro

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de dezembro em todo o país. De acordo com o Inep, 3,9 milhões de pessoas estão inscritas no exame. Falta exatamente 1 mês para o primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que acontece em 5 e 12 de novembro em todo o país.

As inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 seguem abertas até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 16 de junho. Já o prazo para pagar a taxa de R$ 85 (que confirma a participação) vai até o dia 21 deste mês.

Confira o edital do Enem 2022. Atenção: O Inep alerta ainda que o participante que alegar indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluir as provas ou precisar ausentar-se do local de provas não poderá retornar à sala de provas para concluir o exame e não poderá solicitar a reaplicação.

O não comparecimento do candidato a qualquer das etapas do concurso acarreta a sua eliminação, nos termos do edital. Jurisprudência pacífica do C. Supremo Tribunal Federal, sedimentada em sede de repercussão geral, no sentido de que problemas de saúde não autorizam a remarcação do teste perdido pelo candidato.

Ou seja, quem não pagar até a data final, não poderá participar da avaliação. Mesmo que o prazo final seja feriado municipal ou estadual, de acordo com o edital do exame não haverá prorrogação do prazo. As inscrições para o Enem 2023 foram recebidas entre os dias 5 e 16 de junho.

Mudanças foram suspensas. O Novo Enem foi apresentado oficialmente pelo Ministério da Educação (MEC) em março de 2022. Tratava-se de um novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio para se adaptar à reforma do ensino médio. O cancelamento desta nova versão do Enem ocorreu em agosto de 2023.

Segundo o edital do Enem, "o Inep disponibilizará Declaração de Comparecimento exclusivamente no endereço http://enem.inep.gov.br/participante, mediante informação de CPF e senha.

Saiba como solicitar a Isenção da taxa de inscrição Enem 2023. Site do Inep - para ficar isento da taxa de inscrição, o candidato precisa fazer o login no site oficial do Enem até esta sexta-feira (28) e informar os dados pessoais e escolares, além de preencher o formulário de solicitação de isenção.