Por que o fundo do mar e escuro?

Perguntado por: ochaves5 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

Se nela existirem algumas substâncias, parte da luz é absorvida e, além disso, partículas microscópicas turvam a água ao promoverem o espalhamento da luz, tornando o fundo do oceano escuro e mais frio.

A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores. Como a luz azul penetra mais fundo, ela consegue se espalhar o suficiente pela coluna d'água para ser refletida de volta para nossos olhos, e enxergamos o mar azul.

Até a profundidade de 1000 m nos oceanos a luz do dia não pode ser percebida . Isso significa que em todos os oceanos não existe outra fonte de luz que não a luz solar. As únicas fontes de luz são aquelas fornecidas pelos peixes e outros animais que possuem orgãos bioluminicentes.

O fundo do mar se estende pela esteira oceânica profunda, um verdadeiro subsolo sob o oceano. A 200 metros abaixo do nível do mar, quase não há luz. A partir de 1.000 metros, trata-se de um mundo de escuridão absoluta e um frio entre zero e quatro graus Celsius. A pressão é cem a mil vezes maior do que na superfície.

Mesmo em meio a toda essa diversidade, existem seres que habitam esse espaço, como os pepinos-do-mar e crustáceos, considerados invertebrados. Os mais simples, por exemplo, as bactérias, diatomáceas, foraminíferos e radiolários, também estão presentes.

Nos últimos meses, quem frequenta as praias do Rio já percebeu que a água do mar tem estado mais escura. Uma das principais causas desse fenômeno pode ser a proliferação de algas, como o fitoplâncton.

O que está no fundo do oceano
Enquanto o que é considerado o oceano profundo se estende de 1.000 metros a 6.000 metros abaixo da superfície, as trincheiras do fundo do mar podem chegar a 11.000 metros, de acordo com a Woods Hole Oceanographic Institution, em Massachusetts.

Composição do fundo do oceano
Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

A maior profundidade já registrada no oceano é a de 10.984 metros, na Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico.

A Terra é envolta de uma enorme massa de água. Essa água divide-se em oceanos, mares, lagos, rios, águas subterrâneas.

Assim como em terra, a resposta é — eventualmente — “rochas”. A crosta terrestre, em terra, é variável. Em média, tem cerca de 30 quilômetros de espessura sob os continentes, embora sob as cadeias montanhosas possa atingir até 100 quilômetros.

Já o recorde de profundidade em mergulho foi obtido em 2019. Na Fossa das Marianas, o submersível tripulado Limiting Factor, comandado pelo explorador ricaço Victor Vescovo, chegou a 10.928 metros.