Por que o domingo foi o dia da semana escolhido para comemorar o momento mais importante da Páscoa?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

A semana que antecede a Páscoa é conhecida como Semana Santa, e nela é costumeiro relembrar-se todos os passos de Jesus até a sua ressurreição. O início dessa semana dá-se com o Domingo de Ramos — o momento em que Jesus retornou a Jerusalém e é recebido na cidade como rei.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

A Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.

O Dia da Páscoa, por definição, é o primeiro Domingo após a lua cheia que ocorre após o equinócio vernal, e pode cair entre 22 de Março e 25 de Abril. A seqüência dos dias de Páscoa se repete em ciclos de aproximadamente 5.700.000 anos.

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso, e, no dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi crucificado e morreu. O Sábado de Aleluia é o momento que o corpo de Cristo estava no Santo Sepulcro e é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, quando Ele ressuscitou.

Para os cristãos, a Páscoa é uma grande celebração que comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Ela é comemorada ao final da Semana Santa, no Domingo de Páscoa, encerrando festivamente um período em que católicos dedicam-se a fazer orações e penitências, relembrando a Paixão e morte de Jesus.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

O Coelho da Páscoa é um dos símbolos pascais, utilizado por representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. O coelho é um animal que se reproduz em grandes ninhadas.

Atualmente, o chocolate como presente carrega um significado de amor, amizade e renovação, por isso sua presença na Páscoa se tornou tão marcante para várias culturas. Afinal, neste feriado todos esses valores são celebrados.

Sinos

Sinos. Os sinos são um importante símbolo da Páscoa. Todo domingo de Páscoa os sinos das igrejas católicas tocam festivamente para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. Os sinos são um anúncio da vitória de Jesus contra a morte e de esperança para todos os cristãos.

Ela foi estabelecida por uma ordem de Javé, segundo a Torá, e é comemorada no dia 14 de Nissan. Em algum momento, porém, alguns grupos de cristãos começaram a celebrar a Páscoa no domingo após o Pessach, com o objetivo de criar uma data independente para celebrar exclusivamente a ressurreição de Jesus.

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril. Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico.

Sábado de Aleluia

No decorrer do Ano Litúrgico, a maior Missa e mais importante é a que se celebra na noite do Sábado de Aleluia, chamada Vigília pascal, que possui uma estrutura diferente de todas as outras.