Por que o céu fica escuro à noite?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, mesmo durante o dia, com o Sol na nossa frente mandando a luz, veríamos o céu escuro como a noite, independentemente se a superfície terrestre estivesse sendo iluminada!

Como não há atmosfera, os raios do sol não são espalhados, e o espaço fica escuro. Isso nos mostra que a cor do céu depende das partículas presentes na atmosfera.

O céu é claro por causa de uma pequena fração da luz solar visível espalhada pelas pequenas moléculas que formam a atmosfera terrestre. Vemos a claridade do céu durante o dia, mais pela luz espalhada do que pela luz direta provinda do Sol.

À noite podemos observar muito mais, por exemplo, a Lua e suas fases, galáxias, planetas, estrelas cadentes. Tudo isso a olho nu, mas somente em regiões não completamente iluminadas e afastadas das cidades. Porém, se usarmos lunetas e/ou telescópios, conseguiremos ver muito mais, inclusive os anéis de Saturno.

Olhando da superfície da Terra, o céu assume cores diferentes dependendo da hora. Se for dia, exibe uma cor azul; se estiver no finalzinho da tarde, ganha tons avermelhados; se for noite, fica preto.

Há 100 anos então… No dia 10 de maio de 1919, os habitantes de Sobral foram surpreendidos com a chegada de astrônomos brasileiros, ingleses e americanos. Na Praça do Patrocínio, bem no centro da cidade, várias tendas começaram a ser montadas e recheadas de equipamentos para a observação do céu.

O planeta Terra gira em torno dele mesmo, é o que a gente chama de rotação. Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite. Você pode ver como é que isso funciona de um jeito bem fácil.

A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

Na região do Círculo Polar Ártico, é possível presenciá-lo em países do norte da Europa como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia, Groenlândia e Rússia.

Embora o céu diurno seja azul, o céu noturno é escuro. Isso ocorre porque a luz do Sol não está presente para iluminar a atmosfera. Durante o dia, a luz solar é espalhada pela atmosfera, e a luz azul é dispersa com mais eficiência do que outras cores do espectro.

Para quem gosta de olhar para o céu, em 2023 ainda teremos um eclipse solar anular (visível em boa parte do país), um eclipse lunar parcial e chuva de meteoros.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de julho de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de julho, Vênus estará razoavelmente alto em relação ao horizonte Oeste.

13 de agosto

Chamada de Perseidas, a chuva de meteoros é o momento ideal para observar o fenômeno das “estrelas cadentes”. Em 2023 a Perseidas terá ápice de atividade entre os dias 12 e 13 de agosto, nesta sexta-feira e sábado.

O mar é azul porque ele funciona com um filtro da luz solar. A energia luminosa de algumas cores é absorvida pelo oceano mais perto da superfície do que a energia de outras cores.

À medida que vai ficando tarde, quando a noite se aproxima, o céu ganha tons alaranjados ou avermelhados e isso ocorre porque a luz do Sol precisa percorrer um caminho maior até que seja visível para nós.

Como a cor azul possui menor comprimento, as pequenas partículas de ar presentes na atmosfera encontram compatibilidade com as mesmas, absorvendo-a. Ao absorver o azul, as partículas de ar liberam essa coloração por todo o espaço, dando a impressão de que o céu é azul.