Quando chove gera energia solar?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

Como falamos acima, a produção de energia solar em períodos chuvosos ou nublados não deixa de existir. Porém, seu grau de funcionamento fica entre 10% e 30%, pelo fato da maior concentração de nuvens prejudicar o desempenho de irradiação.

Quando o assunto é energia solar, talvez você se pergunte: “mas essa energia é eficiente em dias nublados e de chuva?”. A resposta é: sim, os painéis solares funcionam tanto em dias ensolarados como em dias cinzentos, uma vez que esta tecnologia opera com a incidência dos raios ultravioleta, e não do calor do sol.

Um sistema fotovoltaico ainda gera energia solar no inverno, pois funciona com a luz do sol, não seu calor, sendo que as baixas temperaturas ainda beneficiam sua eficiência. A menor duração dos dias e quantidade de radiação solar nessa época do ano é estudada e compensada no dimensionamento do sistema.

Inverno. Nos meses mais frios, de fato há menor produção de energia solar, uma vez que os dias são mais curtos e a angulação do Sol em relação à Terra muda, afetando a questão da incidência solar como vimos mais acima.

A energia solar não necessita de calor para funcionar, como por exemplo acontece com a atérmica, mas sim de luz emitida pelo Sol. O Brasil tem a sorte de ser um dos países que possui o maior potencial solar do mundo, com intervalo de geração fotovoltaica com períodos superiores a 10 horas diárias.

Durante a noite, a geração de energia solar fotovoltaica não acontece, portanto, quando a única fonte de energia elétrica disponível é a fotovoltaica, é necessária a utilização de um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia.

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

Em janeiro deste ano, o Poder Executivo sancionou e publicou a Lei nº 14.300/2022, que instituiu o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica e o Programa de Energia Renovável Social (PERS).

a) A região brasileira com maior potencial heliotérmico, portanto de energia solar, é o Nordeste. Isso acontece por essa região do país ser a que apresenta maior extensão de áreas com baixa presença de nuvens e elevados níveis de radiação solar.

Isso acontece porque as placas fotovoltaicas utilizam a luz do sol para produzir energia. Desse modo, mesmo que o dia esteja nublado, a luz solar está presente, ainda que em menor intensidade. Logo, a conclusão que podemos chegar é que é possível gerar energia em dias nublados ou chuvosos.