Quantos Sol tem na nossa galáxia?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O Sol é uma das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea situadas em um dos seus braços. Ele, ou melhor, o Sistema Solar todo, ficam girando ao redor do núcleo e, apesar de não sentirmos, vamos a uma alta velocidade de 230 km/s. São 230 milhões de anos para completar um ano galáctico, ou seja, uma volta completa.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas. E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo.

Cientistas da Universidade Cornell e do Museu Americano de História Natural, ambos nos Estados Unidos, identificaram 2.034 sistemas estelares próximos a nós que podem já ter visto a Terra ou que ainda têm potencial de nos ver em um intervalo de 10 mil anos — desde cinco mil anos atrás até os próximos cinco mil a partir ...

A Via Láctea

A Via Láctea é a galáxia de formato espiral em que o Sistema Solar está localizado.

Via Láctea

Atualmente, o Sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como "Braço de Orion", distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico.

VY Canis Majoris

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra.

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA).

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu um sistema solar dentro da Via Láctea, algo que não é invulgar tendo em conta que se estima que existem mais de 200 biliões de estrelas no Universo, segundo a NASA.

A Terra teria que ficar longe dos Sóis para aguentar a radiação extra. Isso faria um ano durar 613 dias. As estrelas girariam uma ao redor da outra também. Então a cada 155 dias um dos Sóis ficaria eclipsado.

No centro da Via Láctea, a 26 mil anos-luz do planeta Terra, fica um buraco negro supermassivo denominado Sagitário A*, cuja primeira imagem foi divulgada no ano de 2022.

Parque Nacional do Desengano, Rio de Janeiro
A área preservada oferece uma visão excepcional das estrelas, permitindo, inclusive, ver a Via Láctea de forma bem clara. Graças à ausência total de iluminação no parque, os detalhes no céu ficam ainda mais visíveis e impressionantes.

A Massa da Galáxia. O Sol, as outras estrelas, as nebulosas gasosas, e tudo o que faz parte da galáxia, gira em torno do centro galáctico movido pela atração gravitacional da grande quantidade de estrelas (massa) ali concentradas, da mesma forma que os planetas giram em torno do Sol.

100 000 anos-luz

A Via Láctea inteira tem aproximadamente 100 000 anos-luz de extensão. Em nosso modelo escalonado, com o Sol de16. 51 centímetros de diâmetro, a Via Láctea teria 112 milhões de quilômetros de extensão ou cerca de 38% do tamanho da órbita da Terra ao redor do Sol.