Quando Marte fica visível?

Perguntado por: gpires . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

O planeta Marte continua em excelentes condições de visibilidade. Ele aparece como uma estrela avermelhada no início da noite, na direção nordeste. Sua magnitude aparente será por volta de -1.0. Saturno nasce na direção leste depois das 21h.

Mercúrio e Marte estarão visíveis também perto do horizonte oeste (17:40 – 20:00): Mercúrio até o dia 20, e Marte, ao longo de todo o mês; Saturno aparecerá no horizonte leste (região do nascer do Sol) (20:00 – 05:30).

Saiba quando os planetas estarão visíveis.
Marte: é possível vê-lo de manhã bem cedo. A partir de agosto, Marte vai começar a ficar cada vez mais alto no céu, e isso vai continuar pelo resto do ano. Conforme for subindo, o brilho também vai aumentando. Júpiter: o melhor momento para vê-lo é logo antes do amanhecer.

Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio estarão visíveis no céu noturno oriental nas primeiras horas deste 17 de junho. Nas primeiras horas de sábado, 17 de junho de 2023, um alinhamento de Saturno, Netuno, Júpiter, Urano e Mercúrio será visível no céu noturno oriental.

Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

São em número de 5 os planetas visíveis a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Geralmente eles são mais brilhantes do que as estrelas e, quando observados num céu límpido, não apresentam o fenômeno de "cintilação", isto é, eles não "piscam".

São apenas cinco os planetas que podemos enxergar aqui, na Terra, sem o auxílio de equipamentos: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Procurá-los no céu exige um pouco de prática, mas o ideal é buscar um local bem escuro.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Vênus

Vênus: O planeta mais brilhante do céu será visível por todo o mês de maio de 2023. Quando será observável no céu após o pôr do Sol à Oeste, sentido onde o Sol se põe. No início de maio, Vênus estará razoavelmente alto em relação ao horizonte Oeste.

Saturno

De 28 de agosto a 3 de setembro, a Lua visitará as constelações de Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Esta semana, o planeta Saturno (mag 0.4) será o ponto mais brilhante perto da Lua. Note que nas próximas semanas, Saturno aparecerá mais brilhante do que o habitual, pois estará em oposição.

Inverno 2023 começa na quarta-feira, dia 21 de junho — Observatório Nacional.

Para quem gosta de olhar para o céu, em 2023 ainda teremos um eclipse solar anular (visível em boa parte do país), um eclipse lunar parcial e chuva de meteoros.