Como funciona a energia solar no inverno?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

Como os painéis solares desempenham no Inverno? Os painéis solares funcionam com a Luz e não com o calor, não importa o frio que esta lá fora. Na verdade os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes.

Um sistema fotovoltaico ainda gera energia solar no inverno, pois funciona com a luz do sol, não seu calor, sendo que as baixas temperaturas ainda beneficiam sua eficiência. A menor duração dos dias e quantidade de radiação solar nessa época do ano é estudada e compensada no dimensionamento do sistema.

Isso porque o que o sistema de energia solar usa dos raios de sol é a incidência solar, que tem a ver com a luminosidade. Ou seja, o calor do dia não é relevante para a geração de energia. Sendo assim, quando chove ou há nuvens, o sistema de energia solar continua funcionando normalmente.

A energia solar fotovoltaica não funciona à noite, porém existem duas soluções para isso: utilizar um banco de baterias que armazena a energia para ser usada quando não há geração ou ter o sistema conectado à rede distribuidora, que fornece energia à noite.

Quando o assunto é energia solar, talvez você se pergunte: “mas essa energia é eficiente em dias nublados e de chuva?”. A resposta é: sim, os painéis solares funcionam tanto em dias ensolarados como em dias cinzentos, uma vez que esta tecnologia opera com a incidência dos raios ultravioleta, e não do calor do sol.

Um gerador de energia solar on-grid tem que automaticamente cessar seu funcionamento quando falta luz da rede (queda de energia) e voltar a funcionar apenas quando restabelecido o serviço da distribuidora.

O verão não é a melhor época para se gerar energia solar, pois as fortes chuvas e os dias nublados que as procedem acabam reduzindo a capacidade total da estação, principalmente durante os meses de dezembro e janeiro.

A energia solar não necessita de calor para funcionar, como por exemplo acontece com a atérmica, mas sim de luz emitida pelo Sol. O Brasil tem a sorte de ser um dos países que possui o maior potencial solar do mundo, com intervalo de geração fotovoltaica com períodos superiores a 10 horas diárias.

O cálculo de quantos kW uma placa solar produz pode ser feito por meio do volume de consumo mensal (kWh) dividido pelo número de horas utilizadas, que geralmente contam como 6 ou 8 horas diárias, sete dias na semana, quatro semanas ao mês.

A energia solar não precisa de calor para funcionar, dependendo apenas da radiação solar. Dessa forma, não há geração de energia elétrica no período noturno, mas é possível, sim, ter acesso à energia elétrica gerada por um sistema fotovoltaico à noite.

Sim, os inversores entram em modo de espera aguardando um novo ciclo de geração quando há presença de sol (radiação) suficiente para retomar a geração.

Quando você gera mais energia do que consome, você pode reverter em créditos de energia. Os créditos de energia são usados para a mesma unidade consumidora e automaticamente são utilizados quando você produz menos energia, por exemplo a noite ou em dias de chuvas intensas.

Isso acontece porque as placas fotovoltaicas utilizam a luz do sol para produzir energia. Desse modo, mesmo que o dia esteja nublado, a luz solar está presente, ainda que em menor intensidade. Logo, a conclusão que podemos chegar é que é possível gerar energia em dias nublados ou chuvosos.

Todos os modelos de inversores têm sistema de monitoramento on-line. Assim é possível acompanhar as informações de performance no visor do equipamento ou por meio de um aplicativo no celular. Lembre-se, a conta de luz não apresenta informações de funcionamento do sistema de energia solar.

Qual o preço da placa solar? O preço da placa solar pode variar entre R$ 500 e R$ 1.000 no varejo. Os módulos fotovoltaicos (nome técnico correto para o que chamamos de placa solar) atualmente utilizados nos projetos de energia solar em casas e empresas costumam ter potência superior a 500 W.

Sim, quem tem energia solar paga conta de luz. Mesmo que a quantidade de energia gerada pelo sistema seja maior do que a consumida no mês, será necessário pagar a taxa mínima. Esse valor é formado pelo custo de disponibilidade da energia somado à taxa de iluminação pública local.