Por que não pode misturar água sanitária com vinagre?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.

Alvejante e vinagre
Pois essa combinação de produtos pode gerar um vapor altamente corrosivo e atingir os pulmões ao ser inalada, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Para muitos, o alvejante é a mesma coisa que água sanitária, porém não é bem assim.

Água sanitária com outros produtos de limpeza
Você já deve ter notado que a água sanitária é um dos produtos de limpeza que não devemos misturar com outras substâncias. Até o momento, já mostramos que ela não pode ser usada em conjunto com o álcool em gel, com amoníaco e com ácidos, como o vinagre.

Alvejante e vinagre
A verdade é que combinar esses dois ativos pode gerar um vapor altamente corrosivo. Assim, você abre a possibilidade de ele atingir pulmões, intoxicar o organismo e até queimar a pele. Por isso, nunca faça essa mistura!

Água sanitária + Detergente
Assim como os desinfetantes, os detergentes também podem conter aminas. Assim, a mistura desse produto com a água sanitária leva à formação das cloroaminas, que causam prejudicam as vias respiratórias.

O vinagre é uma substância ácida e o bicarbonato é básico. Ao misturar os dois, após a reação de efervescência você terá água e acetato de sódio. Esta substância não tem propriedades de limpeza.

O vinagre é um composto ácido. O bicarbonato, por outro lado, é um composto básico. Assim, quando misturamos os dois, há uma anulação de suas ações.

Misturar água sanitária com produtos que promovem a limpeza pesada, à base de amoníaco, resulta numa reação química violenta. Essa mistura acaba gerando vapores perigosos para o sistema respiratório, trazendo outras complicações por apresentar grau elevado de toxicidade e potencialmente explosiva.

Misturada com álcool em gel, por exemplo, destrói tanto o hipoclorito de sódio da água sanitária quanto o álcool do álcool em gel. O hipoclorito é um agente oxidante e pode oxidar o álcool formando outro composto, o acetaldeído. Este é tóxico, podendo causar irritação e queimadura.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.