Por que jejum não emagrece?

Perguntado por: vmesquita4 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Não há benefício na perda de peso quando comparamos o jejum intermitente e outros regimes de restrição calórica”, assegura. Para a especialista, o jejum pode levar à perda de peso, mas graças à restrição calórica, e não por promover uma queima de gordura mais rápida.

Por isso, quando o objetivo é emagrecer, ao menos 12 horas a 13 horas de jejum são necessárias para estimular a queima de gorduras.

A bibliografia científica sugere que o jejum intermitente está associado a uma perda de peso substancial em curtos períodos de tempo, em torno de 8 a 12 semanas, com redução de 0.1 a 0.6 kg por semana (ou 3 a 8% de perda de peso desde o início).

Tatiane explica que o jejum não garante a perda de peso. Na verdade, o emagrecimento acontece quando há um déficit calórico, isto é, quando o corpo consome menos calorias do que gasta. Por isso, a eficiência da dieta vai depender dos comportamentos do indivíduo.

Se você ficar 12 horas sem comer, você vai perder peso. Esse período de jejum em repouso faz o corpo queimar gordura para permanecer funcionando.

*Dados mostram que participantes já conseguiram eliminar até 3 kg em 7 dias.

Existem muitas dietas e programas de exercícios pela internet que prometem um emagrecimento rápido, mas a verdade é que é possível sim queimar 10kg em 20 dias de uma maneira saudável!

Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

Atualmente, existem vários protocolos de jejum intermitente, em que a pessoa pode ficar sem se alimentar por períodos de 12 horas, 14 horas, 16 horas e até 24 horas. Contudo, o protocolo mais adotado para a perda de peso tem sido o de 16 horas de jejum e 8 horas de alimentação permitida.

A recomendação para redução de peso são de 0,5kg a 1kg por semana, desta forma poupamos a perda de massa magra e o efeito rebote de reganho de peso.

Hábitos que não quebram o jejum:
Fazer exercícios físicos leves como caminhadas, ioga ou alongamento. Dormir é essencial para a recuperação do corpo no período de jejum.

A nutricionista funcional Cristina Martins indica para o consumo em jejum uma mistura que leva chá de gengibre, chá-verde e canela, todos alimentos termogênicos.

O fato de o corpo começar a queimar gordura ajuda na perda de peso, redução de níveis de colesterol e, por consequência, no risco menor de diabetes. No entanto, a redução dos níveis de açúcar no sangue causa fraqueza e letargia. A pessoa talvez sinta dores de cabeça, tontura, náusea e mau hálito.

Existem exames que conseguem avaliar o quanto há de gordura e de massa magra no corpo. Dentre eles, a bioimpedância e a composição corporal por DEXA. “A análise regular desses exames durante o processo de perda de peso auxilia muito nos resultados”, diz a endocrinologista.