Por que e importante evitar a oxidação de metais?

Perguntado por: aaraujo8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A oxidação do ferro é uma reação química em que ocorre a transferência de elétrons entre dois reagentes. Em decorrência desse processo, acontece a degradação inicial do metal e se não houver tratamento, leva ao surgimento de ferrugem e corrosão.

Sua função é simplesmente impedir o contato do ferro com o oxigênio do ar. Se essa película protetora for riscada ou sofrer desgaste com o tempo, o ferro irá se oxidar, por isso a necessidade de manutenção constante.

Tanto a oxidação quanto a corrosão acontecem por meio do contato da superfície do metal ferroso com o oxigênio presente no ar ou na água. O ideal é que os metais estejam sempre protegidos (com tinta, galvanização a frio ou lubrificantes, por exemplo) para evitar o início do problema.

A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo que surge, para não dar origem à corrosão e à ferrugem. A oxidação em metais começa quando a superfície desprotegida (sem pintura, por exemplo, ou avariada por riscos ou impactos) entra em contato direto com o ar, vapor d'água ou água.

A galvanização, ou seja, a aplicação de zinco metálico em peças de aço ou ferro, é uma das formas mais utilizadas de proteger contra a oxidação. Na superfície de máquinas, o método a frio pode ser o mais indicado.

Diversos metais pesados podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. A longo prazo, os metais reduzem a quantidade de glóbulos vermelhos e podem causar quadros de anemia no paciente.

Principais problemas e consequências da corrosão
A vida útil dos dos equipamentos que sofreram corrosão é diminuída drasticamente após esse processo. O desgaste das partes metálicas além de gerar custos de manutenção, também colocam em risco a segurança e o funcionamento dos dispositivos.

A oxidação de metais (ou oxirredução) é um processo caracterizado quando ocorre a perda de elétrons em um átomo durante uma reação química. Na oxidação, o átomo que perdeu elétrons também perde cargas negativas e isso faz com que aumente o seu Nox. O Nox é o número de cargas em uma reação.

A corrosão de metais é um fenômeno natural provocado por reações de óxido-redução. Esse fenômeno ocorre quando uma superfície metálica sofre com uma degradação constante causada, principalmente, pela ação de agentes naturais, como por exemplo, o oxigênio e a umidade do ar.

A oxidação é uma reação química caracterizada pela perda de elétrons em átomos, íons e moléculas. O processo de oxidação também provoca o aumento do número de oxidação (nox) nas espécies químicas. O termo oxidação foi inicialmente criado para denominar as reações nas quais o oxigênio era o reagente.