Por que a piscina não pode ficar vazia?

Perguntado por: ifigueiredo . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 10 votos

Com sua estrutura vazia, a piscina pode começar a acumular água de chuva. Desse modo, o perigo torna-se a acumulação da água parada. O local, portanto, fica propício para a proliferação de organismos danosos, como a dengue.

Para piscinas de concreto e fibra de vidro, os riscos são semelhantes: a pressão hidrostática do solo — que é mantida justamente pela água — pode acabar vencendo a resistência do revestimento, fazendo com que toda a estrutura “salte” do chão ou até mesmo deforme as paredes laterais, criando rachaduras, deslocando o ...

O maior risco que você sofre ao esvaziar essa área de lazer é a pressão hidrostática, ou seja, a pressão que a água que está embaixo da piscina pode exercer, aumentando o risco de rachaduras. Por isso que a água na piscina é tão importante.

A melhor resposta
A piscina de fibra deve estar sempre com água, o sol em contato direto com a fibra faz com que a mesma estufe, causando assim, rachaduras no casco.

As rachaduras e fissuras na piscina de fibra podem acontecer por conta de má qualidade do equipamento, aplicação incorreta do gel e, mais comum, movimentação indevida da piscina. Isto porque, apesar de muito resistente, a fibra cede quando “torcida” de maneira inadequada.

Está pensando em esvaziar a piscina? Calma! Drenar a água de uma piscina não é um procedimento recomendado, já que pode ocasionar sérios problemas na estrutura e altos prejuízos no seu bolso.

Basta abrir o sistema de escoamento no fundo da piscina ou esvaziá-la fazendo um sifão com uma mangueira. É importante fazer o descarte correto da água para evitar infiltrações e acidentes. Porém, se não puder estocar a água, descarte-a direto na tubulação do esgoto.

As de azulejo podem ficar, no máximo, até 12 dias sem água, as de vinil 15 e as de fibra não mais que 20 dias. Nem mesmo para executar tarefas como limpeza é preciso deixar sua piscina seca e sob o risco de sofrer avarias.

Após dois dias de uso, sem nenhum tratamento, a água já pode começar a ficar imprópria para banho. Por isso, é fundamental cuidar da água. O tratamento principal é feito com cloro, mas não o líquido, mais conhecido como água sanitária.

Por cima há uma lâmina de acrílico que recebe água constantemente. Quem está de fora, olhando de cima, têm a sensação de ver pessoas se movimentando "dentro da água". Já quem está no fundo da piscina e olha para cima tem a estranha impressão de estar na água mas sem se molhar.

As pastilhas da piscina de alvenaria passam a descolar, a estrutura e impermeabilização podem ser afetadas. Portanto, NÃO esvazie a sua piscina, pois o gasto que você terá para repará-la depois de danificada será muito maior do que o gasto para mantê-la!

Como já mencionamos, a instalação típica de uma piscina de fibra dura de três a seis semanas, o que a torna muito mais rápida de ser instalada do que outras opções.