Pode comer e ir na piscina?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4 / 5 8 votos

Essa atitude faz com que o estômago trabalhe sem as condições adequadas, causando mal-estar e sensação de desmaio. Essa sensação é conhecida como congestão e não tem relação com o nadar na piscina, mas sim com o esforço após a alimentação. Por isso, não é recomendado nadar ou fazer grandes esforços após as refeições.

“Nesse caso, o recomendado é esperar pelo menos uma ou duas horas.”

Como explicado, não existe nenhum problema em entrar na piscina ou no mar para curtir a água, sem se movimentar muito, imediatamente após comer.

A médica endocrinologista Tassiane Alvarenga recomenda um tempo médio de 50 minutos para os adultos. Já no caso das crianças, a precaução deve ser maior: elas precisam esperar de uma a duas horas antes de brincar na água novamente, para evitar a congestão. Esses tempos médios são para casos de grandes refeições, claro.

Mas, na grande maioria das vezes, uma ducha depois do almoço é inofensiva! No entanto, dependendo de alguns fatores, como a quantidade de comida ingerida, a temperatura da água e o esforço realizado durante o banho, a digestão dos alimentos pode, de fato, ser prejudicada.

Mito. Não existe qualquer tipo de relação científica entre tomar banho e a digestão, que é um processo completamente autónomo do nosso organismo. No entanto, por ser um processo moroso, poderá ter servido de base à crença de que se deve evitar o banho durante a digestão.

O que é a congestão nasal?

  1. Presença de muco e coriza;
  2. Dor ou pressão na face;
  3. Diminuição ou perda temporária da capacidade olfativa;
  4. Dificuldade em respirar, sobretudo ao deitar-se.

A congestão define-se como um acúmulo de sangue tecidual. Esse acúmulo ocorre através de um processo passivo ocasionado pelo comprometimento de saída do fluxo sanguíneo venoso, ocasionando redução da drenagem venosa e distensão das veias distais, vênulas e capilares.

7 coisas que você não deve fazer após as refeições

  1. Dormir. Dormir logo após comer, faz seu estômago queimar durante a noite, o que provoca desconforto, inchaço e padrões de sono estranhos. ...
  2. Fumar. Obviamente fumar não é recomendado em nenhum momento. ...
  3. Tomar banho. ...
  4. Comer frutas.

Se a comida estiver bem moidinha, não demora para ser digerida. Pode-se dizer que o estômago médio comporta de 1 a 1,3 litro. Para os obesos, chega a 1,5 litro.

Entrar na água depois de comer não causa problemas, desde que a alimentação tenha sido leve e não se faça nenhum esforço intenso. Quando fazemos uma refeição, o organismo passa a dar prioridade para a digestão.

O fato de beber água após comer um doce não tem nenhuma relação com o desenvolvimento da doença, portanto isto não passa de um dito popular. O ideal para manter a saúde é beber muita água independente de comer doces e diminuir a quantidade dos alimentos ricos em açúcar.