Pode entrar na piscina com pouco cloro?

Perguntado por: iguimaraes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 18 votos

A falta de cloro na piscina. Como dissemos: o cloro é o agente que evita o crescimento de algas e bactérias na piscina. Logo, se a piscina estiver com uma quantidade de cloro incapaz de eliminar estes patógenos e qualquer outra matéria orgânica que entrar em contato com a água, você continuará encrencado!

De acordo com a Dra. Caroline Pereira, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), “a exposição prolongada da pele à água com cloro provoca a retirada da camada lipídica que protege nossa pele. Assim, ela fica mais seca e sensível, favorecendo o surgimento de dermatites, coceira e irritação”.

Deixe recircular por 6 horas, em seguida deixe a piscina em repouso por 8-12 horas; Coloque o filtro na posição drenar, aspire o fundo da piscina e complete o nível de água; Após a recuperação da água verde, com a filtração em funcionamento aplique o cloro hth na dosagem de supercloração para sanitizar a água.

três dias

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

O primeiro passo para descobrir quanto cloro se deve usar na piscina é ler atentamente o rótulo, já que os fabricantes costumam indicar a dosagem e as instruções de uso. Em geral, trabalha-se com uma média de 4 gramas de cloro para piscina para cada mil litros d'água.

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

A médica endocrinologista Tassiane Alvarenga recomenda um tempo médio de 50 minutos para os adultos. Já no caso das crianças, a precaução deve ser maior: elas precisam esperar de uma a duas horas antes de brincar na água novamente, para evitar a congestão. Esses tempos médios são para casos de grandes refeições, claro.

6 horas

Esse objetivo só é atingido quando toda a água da piscina passa pelo filtro. Mas como saber quanto tempo esse processo leva? Vamos por partes. Via de regra, a recomendação de grande parte dos fabricantes é de que se filtre a piscina durante, pelo menos, 6 horas por dia.

Após serem feitos os ajustes de pH, alcalinidade total e cloro livre. O ideal é que o cloro seja aplicado na água da piscina dia sim, dia não. Já em piscinas de muito é recomendado que as aplicações de cloro sejam diárias. A cada 2 dias deve ser feita a análise do nível de cloro residual.

Observe se há cheiro na água
A água potável e limpa não apresenta cheiro algum. Já a água que não está própria para consumo pode ter os seguintes odores: alvejante: apesar de este odor não representar perigo, ele significa que a companhia de saneamento trata a água e a mantém limpa com cloro.

Realmente o cloro se esvai com facilidade em dias de sol ou chuva. Para isso você deve regular o ph e a alcalinidade da água com frequência e sempre antes da utilização do cloro.

O período ideal para ajustar o ph com produtos químicos é no período da manhã ou tarde para que no fim do dia seja aplicado o cloro para fazer a desinfecção.

Caso a água da sua piscina esteja turva demais, pode ser que seja preciso fazer o tratamento de supercloração. Esse método é basicamente aplicar grandes doses do cloro na água. Assim, o seu efeito é ampliado e o problema é rapidamente resolvido.

Para conservar a água da sua piscina, adicione uma colher (25 ml) de cloro líquido (hipoclorito de sódio) para cada 1000 litros de água por dia. Se for utilizada água sanitária, a dosagem deve ser 60 ml para cada 1000 litros de água por dia.

Desta forma, você cumpre o período de "repouso" necessário, sem que algum desavisado entre na piscina antes do tempo e encontre uma água com excesso de cloro. O contato com excesso de cloro na água pode provocar irritações na pele e vias respiratórias, não sendo recomendável ao banhista.