Faz mal entrar na piscina com cloro?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 11 votos

O contato do excesso de cloro da piscina com a pele e com os olhos dos banhistas pode causar irritações com sensações de queimaduras; Os gases de cloro que pairam sobre a piscina podem causar desconforto e irritações nas mucosas do nariz, da boca e também irritar os olhos de quem utilizar a piscina.

É em situações assim que tudo pode sair do controle e passar a causar problemas um pouco mais sérios para os banhistas, como dermatites, irritações oculares, dilatação dos vasos sanguíneos e, em casos mais graves, acessos de asma e manifestação de doenças respiratórias devido a muito vapor de cloro na superfície da ...

Água clorada pode levar ao enfraquecimento do sistema de defesa, desenvolver câncer na vesícula, aborto espontâneo, entre outros…

E após a aplicação do cloro? Depois de 1 hora da aplicação do cloro, a piscina pode ser liberada para uso.

O excesso do cloro pode causar sintomas como aumento da sede, náusea, dificuldade para engolir e até mesmo a morte. Isto porque ácido, mesmo em pequenas quantias, pode gerar graves danos ao entrar no pulmão durante a alimentação e o vômito.

O ácido ascórbico em pó (também conhecido como vitamina C) é capaz de neutralizar o cloro. Basta colocar uma porção sobre a água e misturá-la a seguir. Tal método funciona melhor para a eliminação do cloro na água destinada a plantas ou sistemas hidropônicos.

três dias

Muita gente não sabe que o cloro é injetado na água na forma de gás liquefeito, e portanto, capaz de evaporar para a atmosfera com o passar do tempo. Por isso, a água da torneira descansada por dois ou três dias terá praticamente eliminado o seu cloro.

Após a aplicação do clarificante para piscina, é preciso deixar a filtração ligada por algumas horas. Depois, desligue até que toda a sujeira se concentre no fundo da piscina. Em seguida, basta aspirá-la para garantir uma água limpa e cristalina.

A água sanitária
Ela tem em sua composição o cloro, mas em quantia limitada: no máximo 2,5% de cloro ativo. Mesmo sendo bastante diluída, a água sanitária tem um poder germicida elevado, sendo comumente utilizada na lavagem de frutas e legumes.

Cloro: utilizado para desinfecção e eliminação de microorganismos como algas e bactérias. Após a sua aplicação, o ideal é esperar pelo menos uma hora para entrar na piscina.

A manutenção e a periodicidade do cloro em piscinas
Piscinas públicas, por exemplo, requerem tratamento diário. As residenciais podem passar por esse processo aproximadamente três vezes por semana. Se o uso for maior, o intervalo entre as aplicações deve ser reduzido.

O contato da pele com o cloro também pode acelerar o processo de ressecamento dos tecidos cutâneos, deixando-a mais enrugada e envelhecida, além de despertar mais coceiras e irritação na região. O mesmo ocorre com os cabelos, que podem sofrer as mesmas consequências.

Intoxicação pela ingestão de cloro

  1. Dores abdominais;
  2. Sensação de queimadura nos olhos, nariz e garganta;
  3. Diarreia;
  4. Desconforto no peito;
  5. Tosse;
  6. Náuseas e vômitos.

Riscos do cloro e efeitos à saúde
O contato direto da pele com o cloro líquido pode causar ulcerações e queimaduras graves. Isso pode acontecer também pelo contato com o cloro gasoso. Já o gás cloro causa grave irritação ocular e sistema respiratório porque ao reagir com a umidade do corpo forma ácidos.