Por que a pipa se chama pipa?

Perguntado por: ivilela2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Pipa, nome dado ao “papagaio” de papel por ser semelhante ao recipiente pipa (vasilha de madeira usada para guardar vinhos).

China

As pipas, ou papagaios, foram criadas na China há cerca de 2.500 anos. Nesse tempo, ela não era coisa de criança, mas arma de guerra. Os chineses a usavam militarmente para transmitir sinais diversos com suas cores, desenhos e movimentos no ar.

No Brasil cafifa, papagaio, quadrado, piposa, pandorga (no Rio Grande do Sul e Santa Catarina), arraia ou pepeta (em estados como Acre e Amazonas).

Elas simbolizam o poder espiritual dos homens, um grande instrumento na busca de novas descobertas e objeto capaz de tornar realidade o antigo desejo de voar, o sonho de Ícaro e de toda humanidade. Supomos que a Pipa nasceu no Oriente, e é provavelmente a partir da civilização chinesa.

  • Assen Jordanoff
  • David Gestetner

Os dicionários consultados registam pipa (de origem obscura) como substantivo feminino, e pipo substantivo masculino. A pipa é uma vasilha bojuda para guardar vinho, azeite e outros produtos.

Se empinarmos uma pipa sem vento, ela cai, devido à força da gravidade. Uma pipa solta, sem linha, empurrada pelo vento, acompanha o movimento da corrente de ar (2). A força aplicada pela linha impede o movimento da pipa a favor do vento, ao mesmo tempo que lhe dá a inclinação adequada.

Por isso, o nome chinês popular para a pipa é fengzheng (vento zheng). Em certas regiões da China, as pipas são fixadas com fios de seda. Existe uma tradição chinesa de empinar pipas durante a noite.

papagaio ou pipa. Papagaio em Portugal. Em Espanha se chama COMETA.

As pipas chegaram no Brasil com os colonizadores portugueses em 1596.

Ela, portanto, só sobe porque a sustentação promovida pelo atrito do ar com a sua superfície faz com que ela "vença" a gravidade. O equilíbrio entre essas quatro forças também dita o comportamento da pipa, uma vez que ela está no ar.

Em suma, a subida da pipa se dá devido ao escoamento do vento sobre suas asas, formando uma zona de baixa pressão em cima da pipa, fazendo com que ela suba. O que ela realiza na verdade é um vôo de baixa velocidade (3 a 40 km/h).