Qual idade pode usar tiara?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 14 votos

Também é um costume que as tiaras sejam usadas apenas após as nobres completarem 18 anos de idade.

As tiaras trazem delicadeza ao visual feminino e podem ser usadas por mulheres de qualquer idade.

O osteopata recomenda que quando os pais quiserem colocar tiaras, fitas ou faixas ou o que seja na cabeça do seu bebê, que dêem preferência às que sejam macias ou que não comprimam sua pequena cabeça. Quanto aos laços, ele diz que pode causar menos incômodos ao bebê, 'mas não insista se o seu bebê não quiser usá-lo.

Antigamente o seu uso estava restrito às classes nobres e à realeza, e apenas eram usadas por mulheres casadas (geralmente as tiaras eram presente de casamento). Hoje em dia a maioria das princesas ganha a sua primeira tiara por volta dos 18 anos de idade e a regra do casamento deixou de se aplicar.

A criança fica irritada, incomodada, não dorme e a última coisa que passa pela cabeça dos pais é que pode ser por causa do acessório". Além disso, é necessário ficar atento a todos os enfeites colocados na cabeça dos bebês, porque eles podem arrancá-los e se enforcar.

A tiara deixou de ser apenas usada em realeza e casamentos, no decorrer dos anos ela foi sendo mais acessível, para que fosse possível usá-la em diversas ocasiões. É um acessório que transforma qualquer look, trazendo romantismo e também elegância.

Uma testeira ou tiara é um acessório designado para se encaixar ao redor da cabeça, geralmente para prender o cabelo e impedir que ele caia sobre a face ou para impedir que o suor escorra pela testa e atinja os olhos.

Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.

Porém, embora não cause grandes prejuízos, a faixa e outros enfeites precisam ser usados com cuidado e de maneira comedida. “Não tem o menor sentido colocar faixa na cabecinha de recém-nascido. A pele dele ainda é muito frágil”, coloca a pediatra.

“Quando a presilha é muito pequena, há risco de sufocação. Ela pode se desprender e a criança engolir. Então, só devem ser usadas em ocasiões em que será supervisionada 100% do tempo ou a partir dos 4 anos”, alerta Gabriela de Freitas, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

A peça que comumente conhecemos como tiara ou arco é na verdade um diadema. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual diadema popularizou-se com o nome de tiara, mas o fato é que a tiara é uma peça usada por realezas (quase uma coroa!).

Sim, você pode usar uma tiara ou headband em cabelos curtos no dia a dia. Opte por acessórios mais simples e discretos, como tiaras de tecido ou headbands de couro.