Porque não pode usar tiara em bebê?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Tiaras ou faixas na cabeça dos bebês podem causar-lhes refluxo e insônia.

Alguns especialistas aconselham o uso desses acessórios apenas depois dos 6 meses de idade. Por isso, antes de tomar uma decisão, ouça as orientações de um especialista.

A criança fica irritada, incomodada, não dorme e a última coisa que passa pela cabeça dos pais é que pode ser por causa do acessório". Além disso, é necessário ficar atento a todos os enfeites colocados na cabeça dos bebês, porque eles podem arrancá-los e se enforcar.

Grampos, tiaras e prendedores foram feitos para enfeitar, mas devem ser usados com cautela para não quebrar as madeixas. Os principais vilões são os acessórios feitos de metal ou com bordas afiadas e pedrarias que podem agarrar e cortar os fios.

Porém, embora não cause grandes prejuízos, a faixa e outros enfeites precisam ser usados com cuidado e de maneira comedida. “Não tem o menor sentido colocar faixa na cabecinha de recém-nascido. A pele dele ainda é muito frágil”, coloca a pediatra.

Também é um costume que as tiaras sejam usadas apenas após as nobres completarem 18 anos de idade.

Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.

A principal fica na parte de trás da cabeça, enquanto a menor está na frente. Devido à falta de ossos, o recém-nascido fica mais frágil. Mesmo um leve trauma pode trazer uma lesão.

A Plagiocefalia pode ser causada por uma síndrome relacionada a outras regiões do corpo, como coração, rins, ossos ou músculos, ou ainda à, simplesmente, malformação do crânio.

Como prevenir a plagiocefalia no berço?

  1. Colocar o bebé numa extremidade diferente do berço cada vez que o deitar. ...
  2. Colocar um brinquedo colorido ou um espelho preso às grades do berço de modo a incentivar a criança a olhar para a direção desejada.
  3. Limitar a quantidade de tempo que a criança passa em assentos infantis.

A fontanela ou moleira permite esse crescimento e se fecha entre os 12 e os 24 meses. Se houver choque nessa região, observe se a moleira incha ou afunda.

A peça que comumente conhecemos como tiara ou arco é na verdade um diadema. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual diadema popularizou-se com o nome de tiara, mas o fato é que a tiara é uma peça usada por realezas (quase uma coroa!).

As faixas devem ser feitas de tecidos leves e nunca devem ficar apertadas. Existe um outro risco: a possibilidade da criança tentar retirá-la e se enforcar. Portanto, é muito importante observar o comportamento do bebê com o acessório.

As toucas têm o objetivo de proteger e manter a temperatura corporal dos recém-nascidos. A cabeça do bebê representa 1/3 do seu corpo e deve ser coberta logo após o nascimento para que o neonato não perca calor, ressaltou a responsável técnica do Serviço de Enfermagem do Hospital Padre Albino, Simone Aparecida Trovó.

Luvas e meias são acessórios essenciais nos primeiros meses de vida pois ajudam a manter o recém nascido sempre quentinho e a evitar que ele se arranhe. A pele do bebê é mais sensível e fina por estar ainda em desenvolvimento.