Qual o papel é mais duro que a cartolina?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 16 votos

O papel vergê é um dentre tantos tipos de papel empregados na confecção de convites ou em atividades artesanais. Porque ele é mais duro que o sulfite, porém mais fino que uma cartolina.

Papel cartão

#18: Papel cartão
O papel cartão só é encontrado em gramaturas mais altas. Para dar uma noção, este papel é mais duro que cartolina, porém, não tanto quanto o tipo papelão. Pode ser encontrado em diversas cores, mas somente um dos lados é colorido.

Papel Kraft
O kraft é o papel que não recebe o branqueamento em seu processo de produção, mantendo a cor original da madeira. Além disso, esse tipo de papel possui uma alta resistência, e pode ser encontrado nas cores branco, laranja, amarelo e alguns tons de azul. Contudo, o mais comum é o tom de madeira/papelão.

3- Papel Color Plus
É encontrado em diversas gramaturas, além de ter uma gama de cores variadas e difíceis de serem achadas. Por ser um papel mais duro e resistente, ele é recomendado para caixas de joias ou similares, por exemplo.

É um material considerado bastante resistente. Por outro lado, o papel color set se assemelha à cartolina escolar por apresentar ambas superfícies da mesma cor. Contudo, mede 48×66 cm e, assim como o papel cartão, possui cores fortes, incluindo as fluorescentes.

O papel couché L1 brilhante é revestido com uma camada de tinta e em apenas um dos lados, tendo como principais usos trabalho de alta qualidade com impressão em apenas um dos lados, como as embalagens.

O papel Opaline é um papel muito rígido, utilizado principalmente em cartões de visita. Pela sua espessura e lisura, é um ótimo papel para qualquer tipo de convite e aplicação em diplomas.

Em contrapartida, o papel sulfite A4 90g é mais grosso e resistente; logo, indica-se para documentos que exigem apresentação mais refinada.

180g/m² – Esse padrão é adotado na impressão cartazes, anúncios. 210/m² a 300g/m² – Normalmente, essa faixa é utilizada para a impressão de materiais que demandam maior qualidade, resistência e durabilidade, como convites, cartões de visita, calendários e outros que exijam uma bela apresentação.

Se você quiser que o papelão fique muito duro, coloque pelo menos três camadas de atadura gessada e deixe secando por pelo menos um dia. Cubra o pincel com tinta branca e pinte toda a superfície do papelão, deixando-o secar a seguir. Terminado esse processo, o papelão estará completamente duro.

Couché

Couché Papel extremamente resistente, o couché tem textura bem lisa e delicada e de ótima qualidade para impressão. Pode ser encontrado em duas versões, com brilho ou fosco, e em gramaturas de 90 à 300 gramas. Esse tipo de papel é bastante utilizado para cartões de visita, folders, flyers, cartazes e outros.

Comprando acima de 20 UN, o preço unitário cai para R$ 1,73.

O papel cartão duplex é um papel de múltiplas camadas de celulose. Essas múltiplas camadas são unidas e secas continuamente e sobrepostas entre si para que haja melhor aderência. No verso deste cartão, não há tratamento para receber impressão, apenas na frente, identificado pela cor branca.