Como se faz uma carta pessoal?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 2 votos

Estrutura da carta pessoal

  1. Cabeçalho: local (geralmente cidade) e data (dia, mês e ano).
  2. Saudação: cumprimento ao destinatário, seguido de vírgula.
  3. Texto: o assunto da carta. ...
  4. Despedida: usa-se expressões como “Com carinho”, “Atenciosamente”, “Abraços”, seguido de vírgula.
  5. Assinatura.

Despedida: saudações do remetente que podem ser de cunho formal ou informal, por exemplo, “atenciosamente” ou “beijos carinhosos e forte abraço” Assinatura: para finalizar a carta, o remetente assina seu nome abaixo das saudações de despedida. Nas cartas pessoais geralmente é escrito somente o primeiro nome.

A carta pessoal é um gênero textual usado para construir diálogo entre pessoas íntimas. Sua principal característica é a presença de marcas de pessoalidade. Escrevemos uma carta pessoal quando queremos nos comunicar com alguém próximo de nós, como amigos ou familiares.

Principais elementos
O mais importante é que esse texto contenha algumas informações básicas, como o nome ou apelido do remetente (quem escreve), o destinatário (a quem a carta pessoal se destina), a data, e o local. Já o formato da escrita é bem particular, por isso esse gênero recebe o nome de carta pessoal.

Saudação + como você se interessou pela proposta + o que você faz. É aqui que a carta começa! A breve saudação pode iniciar com o nome da pessoa: “Caro Sr. Daniel”, “Prezado Thiago,” ou “Sra.

Se você não conhece a pessoa há muito tempo, use um pronome de tratamento antes do nome e do sobrenome do destinatário. Use o estilo de escrita mais formal se não tiver certeza de qual saudação seria mais apropriada. Sempre verifique se a grafia do nome do destinatário está correta antes de enviar a carta.

Existem diversas opções de expressões de despedida formais e corteses:

  1. Atenciosamente,
  2. Cordialmente,
  3. Respeitosamente,
  4. Atentamente,
  5. Grato,
  6. Saudações,
  7. Melhores cumprimentos,

Deixe seu amigo atualizado sobre tudo o que vem acontecendo na sua vida, contando sobre aquela viagem que você fez ou explicando algo que aconteceu recentemente. Sempre que for mudar de assunto, comece um novo parágrafo para deixar a carta mais organizada.

Diferenças da carta pessoal
A carta pessoal é um tipo de carta que abrange somente remetente e destinatário, pois envolve assuntos que dizem respeito somente a esses interlocutores. Já a carta aberta envolve remetentes e diversos interlocutores, já que ela é pública e acessível.

Onde colocar remetente e destinatário em caixa
Você pode escrever os dados do remetente e destinatário em uma folha de papel (a mão ou impresso) e colar na caixa. Nesses casos, o mais indicado é que o remetente seja fixado na parte de baixo e destinatário na parte de cima do pacote.