Porque não usar faixa na cabeça do bebê?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Alguns acessórios podem ser facilmente engolidos e no caso das faixas quando apertadas demais, na tentativa de retirar o bebê pode acabar se enforcando ou machucar o pescoço. São riscos que devemos ficar atentos, que por conta de vaidade pode acontecer um grande acidente.

Porém, embora não cause grandes prejuízos, a faixa e outros enfeites precisam ser usados com cuidado e de maneira comedida. “Não tem o menor sentido colocar faixa na cabecinha de recém-nascido. A pele dele ainda é muito frágil”, coloca a pediatra.

O uso de faixas ou tiaras na cabecinha dos bebês pode ser perigoso. Como você talvez já tenha deduzido, esses bonitos acessórios são capazes de causar mal estar no seu bebê.

Grampos, tiaras e prendedores foram feitos para enfeitar, mas devem ser usados com cautela para não quebrar as madeixas. Os principais vilões são os acessórios feitos de metal ou com bordas afiadas e pedrarias que podem agarrar e cortar os fios.

Também é um costume que as tiaras sejam usadas apenas após as nobres completarem 18 anos de idade.

Para correção das assimetrias posicionais, como a plagiocefalia ou a braquicefalia, pode ser recomendado desde fisioterapia até a colocação de órteses (os conhecidos “capacetinhos”), mas elas podem ser evitadas mudando frequentemente a posição do bebê no berço para aliviar a pressão sobre uma única área da cabeça.

A fontanela ou moleira permite esse crescimento e se fecha entre os 12 e os 24 meses. Se houver choque nessa região, observe se a moleira incha ou afunda.

As faixas devem ser feitas de tecidos leves e nunca devem ficar apertadas. Existe um outro risco: a possibilidade da criança tentar retirá-la e se enforcar. Portanto, é muito importante observar o comportamento do bebê com o acessório.

As toucas têm o objetivo de proteger e manter a temperatura corporal dos recém-nascidos.

“Quando a presilha é muito pequena, há risco de sufocação. Ela pode se desprender e a criança engolir. Então, só devem ser usadas em ocasiões em que será supervisionada 100% do tempo ou a partir dos 4 anos”, alerta Gabriela de Freitas, coordenadora nacional da ONG Criança Segura.

O que danifica os fios é o excesso de intervenções com produtos químicos, sem que o cabelo esteja preparado para isso, ou seja, nutrido e hidratado. A repetição de tratamentos químicos em pouco tempo pode sim danificar os fios. Cabelos ressecados, porosos e danificados significam a mesma coisa.

A peça que comumente conhecemos como tiara ou arco é na verdade um diadema. Não se sabe ao certo o motivo pelo qual diadema popularizou-se com o nome de tiara, mas o fato é que a tiara é uma peça usada por realezas (quase uma coroa!).

Ajudando a prender os fiozinhos que teimam em fugir do coque. Quando mais grossas e usadas junto a raiz dos cabelos, as tiaras também ajudam a disfarçar o crescimento dos fios (confira post clicando aqui), entre uma tintura e outra.

Antigamente o seu uso estava restrito às classes nobres e à realeza, e apenas eram usadas por mulheres casadas (geralmente as tiaras eram presente de casamento). Hoje em dia a maioria das princesas ganha a sua primeira tiara por volta dos 18 anos de idade e a regra do casamento deixou de se aplicar.

Ainda sobre a linguagem de sinais do Gaúcha Hoje, para indicar que Jocimar Farina está pronto para entrar no ar, o operador recorre ao seguinte gesto: passa a mão de uma lado a outro da testa, como se tivesse uma tiara.