Por que a dieta low carb emagrece?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

A proposta da dieta low carb é, exatamente, a de reduzir a disponibilidade de glicose, tanto pela redução de carboidratos totais quanto pela preferência por aqueles de alto índice glicêmico. Assim, favorece a ação do glucagon na retirada de gordura estocada, levando ao emagrecimento.

Sim, a dieta low carb emagrece. Mas, como é sempre o caso em regimes, não é uma solução milagrosa e precisa ter cuidados. Na low carb você pode perder mais de 1kg logo nos primeiros dias, mas o que se perde aí é a água acumulada que os carboidratos geravam.

Isso significa dizer que há bastante água contida no carboidrato, e matematicamente, ao cortar esse consumo, temos uma redução de 1 quilo, vindo do glicogênio muscular, e mais 3 litros de água, o que dá entre 4 e 5 quilos na semana.

- Cortar o açúcar: sem refrigerantes, doces, sucos ou sorvete; - Eliminar grãos: pães, bolos, biscoitos, macarrão; - Evitar raízes: em especial batatas; - Investir em comida de verdade: alimentos de fontes naturais e minimamente industrializados.

Parei de perder peso, quer dizer que a dieta low carb parou de funcionar? Na verdade não. É muito comum a perda de peso alternar momentos de grande emagrecimento com alguns períodos de platô. Por isso você não precisa e não deve se desesperar quando platôs de emagrecimento acontecerem.

Chris Martin só come uma vez por dia. Saiba se a dieta é saudável

  • Alface e folhas verde-escuras. Esse tipo de vegetal pode ser consumido à vontade devido à alta quantidade de vitaminas e minerais. ...
  • Ovos. ...
  • Morango. ...
  • Feijão. ...
  • Abobrinha.

Com a baixa ingestão de carboidratos com alto índice glicêmico, a liberação de insulina é reduzida. Assim, há menor quantidade do hormônio em circulação, reduzindo a resistência do organismo a ele. Como o diabetes aumenta o risco de hipertensão arterial, a dieta também contribui para prevenir essa doença.

“Com a eliminação dos carboidratos, a pessoa perde peso de forma mais rápida e acentuada, porém, a maior parte dessa perda vem da massa magra, o que a longo prazo diminui o trabalho do metabolismo (o corpo passa a gastar menos energia para manter-se em atividade).

Os efeitos colaterais de curto prazo da cetose incluem dor de cabeça, fadiga, constipação, desidratação e mau hálito. Eles geralmente desaparecem alguns dias ou semanas após o início da dieta cetogênica mas, no longo prazo, ela também está associada a diversos problemas para a saúde.

Morangos, frutas vermelhas em geral, melão, melancia, mamão, abacaxi, ameixa e kiwi são as melhores opções para quem está seguindo a dieta low carb e podem ser consumidas todos os dias.