Pode tratar canal inflamado?

Perguntado por: evarela9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 11 votos

O tratamento para dor dente canal inflamado é o típico tratamento de canal. Esse tratamento é recomendado para pacientes que tiveram a polpa dentária infeccionada por causa de dente quebrado, cárie profunda ou até mesmo algum dano ao dente causado por causa de um impacto extremamente forte.

O tratamento de canal é necessário quando a polpa fica inflamada ou infeccionada. A inflamação ou infecção pode ser causada por uma cárie profunda, muitos procedimentos dentários no mesmo dente, ou uma falha ou rachadura no dente.

O processo de canal é mais simples do que parece. Basicamente, o dentista responsável, chamado de endodontista, faz a abertura do dente, isolando o nervo principal e removendo a polpa inflamada. Depois disso, o local é fechado com o auxílio de uma massa branca, que se adequa a coloração do dente.

Recorra aos analgésicos: o dentista pode recomendar o uso de analgésicos de venda livre para aliviar a dor após o tratamento de canal. Siga as instruções do dentista e não tome mais do que a dose recomendada.

O diagnóstico da inflamação do dente é feito no consultório odontológico. Para a detecção do problema o dentista geralmente utiliza de um spray gelado, observando a reação do paciente. A detecção do tipo de pulpite vai depender da intensidade da dor sentida.

Em primeiro lugar, sabemos que um dente inflamado pode causar muita dor e bastante incômodo, não é mesmo? Diversos podem ser os motivos para isso acontecer. Mas, em alguns casos, a recomendação para este tipo de problema é o tratamento de canal.

Nesse sentido, quando a boca está inflamada, o ph tende a ficar mais baixo (ácido) e ao interagir com o anestésico ioniza suas moléculas, impedindo-o de ser absorvido com eficácia.

Dores na região maxilar, ouvido ou até mesmo na cabeça podem também indicar a necessidade do tratamento. Um sintoma que pode demonstrar rapidamente que é necessário um canal é o inchaço ao redor do dente. Isso ocorre por causa da infecção na ponta da raiz do dente, dentro do osso no maxilar ou mandíbula.

Quando a infecção do canal ainda não é muito profunda e não prejudica a saúde da raiz, muito provavelmente o tratamento de canal é o mais indicado. Afinal, a preservação de cada dente é extremamente importante para a saúde bucal.

Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.

A nimesulida para dor de dente trabalha no combate do incômodo decorrente de tratamento de canal, da extração de siso ou de situações comuns e de menor complexidade.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Ibuprofeno e Naproxeno: São eficazes em casos de dor e inflamação após tratamentos de canal, pois atuam como analgésicos e anti-inflamatórios. Dipirona e Paracetamol: Esses analgésicos podem ser úteis em casos de dor de dente causada por sensibilidade dentária, como exposição da raiz ou retração gengival.