Quem está gripado pode fazer o teste de Covid?

Perguntado por: asantana3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 15 votos

Deve ser realizado nos pacientes que estão na fase aguda da doença, preferencialmente entre o terceiro e quinto dia do início dos sintomas.

Claro. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre. A intenção é verificar se alguma infecção é a responsável. Porém, em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e imunológicos.

- A resposta é sim, pode! Não há nenhum problema em realizar exames de sangue enquanto se está gripado ou resfriado. Inclusive, há exames que são solicitados justamente para investigar se há alguma infecção causando a febre.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

A melhor maneira de não ficar em dúvida em relação aos sintomas é realizando um teste para identificar a presença de antígenos da Influenza (proteínas do vírus), que são detectáveis nos primeiros 7 dias após o início dos sintomas.

Existe algum impedimento para realizar exame de sangue caso o paciente apresente gripe, resfriado ou febre? Em tese, não há problema.

Por isso, indicamos o teste rápido para confirmação do diagnóstico apenas 8 dias após o início dos sintomas. Antes disso, caso seja realizado o teste rápido, ele seria negativo, mesmo com a infecção estando ativa.

Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Exame Detecção do vírus Influenza A e B – por PCR
Esse exame é feito por PCR, utilizando também o swab para coleta da amostra do nariz e da garganta, e serve para diagnosticar se existe um quadro de gripe. Recomenda-se que pessoas com sintomas de gripe realizem esse exame para obter um diagnóstico preciso.

Não há nenhum problema em realizar exames de sangue enquanto se está gripado ou resfriado. Em alguns casos, o exame é solicitado inclusive para investigar se há algum tipo de infecção relacionada ao quadro. Contudo, a febre pode interferir nos resultados, por isso é necessário avisar o laboratório neste caso.

Os primeiros sintomas de COVID-19 são: febre e tosse, geralmente seca. Dificuldade para respirar e fadiga também são conhecidos como sinais iniciais da doença em alguns pacientes.

Segundo um levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde), que analisou 55 mil casos confirmados na China, a tosse seca está presente em 68% dos casos , sendo o segundo sinal mais frequente depois da febre. A tosse com catarro esteve presente em 33% deles.