Quem está com Covid pode sair de máscara?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

O uso de máscaras continua sendo recomendado para quem está infectado com o Sars-CoV-2, para evitar a transmissão do vírus. O Ministério da Saúde diz que, mesmo ao sair do isolamento no quinto ou sétimo dia, a pessoa deve adotá-la até o décimo dia a partir do começo dos sintomas.

Nos ambientes compartilhados, a pessoa infectada precisa estar o tempo todo com máscara.

Isso pode mudar se as hospitalizações atingirem níveis críticos. O CDC recomenda uso de máscaras em jurisdições que tenham 20 ou mais pessoas com Covid por 100 mil em hospitais locais e para indivíduos de alto risco quando 10 a 19,9 pessoas por 100 mil são hospitalizadas pelo vírus.

Quem tiver sintomas intensos e não estiver melhorando após o quinto dia deve permanecer isolado por 10 dias. Quem tiver um teste positivo, mas não manifestar sintomas, deve se isolar por 5 dias, começando a contar o dia 0 como o dia em que o teste foi realizado, e usar máscara, em casa ou fora, durante 10 dias.

Primeiro: ligue para o consultório médico regular, se possível, ou para o departamento de saúde do seu município para relatar os sintomas e perguntar se eles podem fazer o teste. Se puderem, você deve se dirigir a um local de teste.

Quarenta horas de uso total, seja em cinco períodos de oito horas ou vários períodos mais curtos, deve ser bom. As tiras podem ficar relaxadas ou arrebentar, a máscara pode perder sua forma ou ficar visivelmente suja antes das 40 horas, caso em que você deve substituí-la.

Com o diagnóstico positivo, deverá ser mantido o isolamento por pelo menos 10 dias contados a partir do início dos sintomas, sendo liberado do isolamento desde que não apresente sintomas respiratórios e febre, e sem o uso de antitérmico, há pelo menos 24h.

- Pacientes que testaram positivo e estão com sintomas leves e moderados: sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas; caso os sintomas persistam, deverá manter o isolamento até o décimo dia.

1 e BA. 2, sendo a segunda mais transmissível), e que relatou ocorrências de reinfecção com as duas subvariantes. A pesquisa apontou 1.739 casos entre 21 de novembro de 2021 e 11 de fevereiro deste ano nos quais os indivíduos testaram positivo duas vezes em um intervalo entre 20 e 60 dias.

No caso do coronavírus é indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo: Uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos).

Sintomas leves

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.