Que dia se comemora o Dia do anão?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 4 votos

25/10 – Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo. O Nanismo é classificado como deficiência física, decorrente de condições genéticas, caracterizando-se pela baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo.

“A maioria das pessoas não conhece o nanismo e nos chama de anão por não saber que o termo correto é pessoa com nanismo.

Existem 2 tipos de hipoevolutismo ou nanismo(quando altura final fica entre 1,42 a 1,45): O nanismo proporcional, geralmente associada a falta de GH(hormonio de crescimento)ou desnutrição.

Essa infantilização, é uma das diversas formas de manifestação do capacitismo, preconceito contra cidadãos com deficiência. Uma das mais comuns está na maneira como algumas pessoas se referem às com nanismo, como explica Vigui: “As pessoas usam muito a terminologia 'anão' para nomear pessoas com nanismo.

"Algumas pessoas usam a palavra 'anã', mas não deveriam. Anão, não. O melhor é pessoa com nanismo ou com baixa estatura", diz Maria Clara.

Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Os anões vivem em média 250 anos, e se casam por volta dos 100.

Sim. É o que diz o artigo 12 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/1990).

Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um indivíduo tem uma estatura até 20% inferior à média dos mesmos indivíduos de sua espécie, à mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, considera-se pessoa com Nanismo o homem que mede menos de 1,40 m, e a mulher com altura inferior a 1,35 m.

Nos casos hereditários, a transmissão ocorre por herança autossômica dominante. Para tanto, basta que um dos pais seja portador do gene defeituoso para que, em cada gestação, suba para 50% a probabilidade de transmitir uma cópia desse gene para um descendente, que também manifestará o transtorno.

Além da deficiência do GH, o distúrbio de crescimento também pode estar associado às doenças que afetam a tireoide, o coração, o intestino e os rins. Ainda existem os distúrbios genéticos, que podem afetar o desenvolvimento desde a fase intrauterina até a quase adulta.

“A medicina estima que entre 15 mil e 26 mil crianças nascidas vivas, uma tem nanismo. Se estimarmos que um em 20 mil bebês tem a doença no Brasil, seriam cerca de 9.500 anões no país.

O nanismo proporcional – ou hipofisário -, é causado por distúrbios metabólicos e hormonais; geralmente a produção do hormônio do crescimento ou a resistência do organismo a esse hormônio são os principais culpados. Nesse caso, todas as partes do corpo são menores que o normal, mas são proporcionais à estatura.

Para o IBGE, “Até hoje não se sabe o número exato de pessoas com Nanismo que vivem no Brasil. Estima-se que seja 1 para cada 10 mil habitantes” afirma Pottes.

Feminino: anã. Plural: anãos ou anões.