Como é feito o teste caseiro de Covid?

Perguntado por: eesteves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Diferentemente dos testes antígenos feitos em farmácias e ambulatórios, o autoteste é introduzido com o auxílio de um swab (cotonete) apenas na parte frontal do nariz – e não mais até a nasofaringe, como é tradicionalmente conhecido.

Caso a pessoa tenha produzido anticorpos para o novo coronavírus, duas faixas coloridas aparecerão no mostrador e o resultado é positivo. Caso o sangue não apresente anticorpos, aparece apenas uma faixa e o resultado é negativo. Se o mostrador continuar branco, o teste deu errado e deve ser refeito.

O produto costuma conter um swab nasal estéril (uma espécie de cotonete, que serve para coleta do material), o tampão de extração, a tampa do filtro, o dispositivo de teste e o reagente – líquido que apresenta resultado positivo ou negativo a partir do contato com o material genético do vírus.

Indivíduos não vacinados, idealmente, deveriam se isolar por cinco dias, realizar o autoteste no 5º dia após o contato e, se negativo, continuar usando máscara por mais cinco dias", comenta.

O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca).

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

com teste positivo (RT-PCR ou teste sorológico) para a covid-19. Atualmente, temos dois tipos de testes diagnósticos para a covid-19: o RT-PCR e os testes sorológicos (que incluem os testes rápidos).

RT-PCR. O RT-PCR é o exame mais comum e também o mais eficaz. Ele detecta o material genético do vírus em amostras respiratórias e, em razão da confiabilidade, é considerado o padrão ouro entre os métodos. Outra vantagem do RT-PCR é o fato de ele detectar se você está com a doença no momento do teste.

Com base nas evidências atuais, em geral, pessoas com quadros leves e moderados de covid-19 podem transmitir o vírus por 7 a 10 dias após o início dos sintomas. Entretanto, já observamos diferentes períodos de acordo com a variantes do SARS-CoV-2 em questão.

Estou com algum sintoma e acho que estou infectado pelo coronavírus. Neste caso, você precisa realizar um exame que pesquise o vírus. O principal teste continua sendo o RT-PCR de nasofaringe, e quando você está com sintomas, você pode usar seu convênio médico para realização do exame, desde que tenha um pedido médico.

O maior tempo de positividade de teste para Covid (presumivelmente RT-PCR) em swab de nasofaringe já descrito foi de 505 dias, e provavelmente só não foi maior porque terminou com a morte do paciente. Em distantes segundo e terceiro lugares, são citados pacientes que mantiveram o teste positivo por 189 e 169 dias.