É normal canal doer depois de anos?
É comum que, após cada consulta dedicada ao tratamento de canal, haja uma inflamação na região em torno do dente (nos tecidos de suporte que mencionamos), inflamação esta que pode durar alguns dias e ser acompanhada de dor.
Porque um dente com canal volta a doer
Os principais motivos são: canal recontaminado por bactérias lesivas aos tecidos adjacentes, limpeza incorreta dos canais radiculares secundários, infecções no periodonto — os tecidos de sustentação do dente — ou, até mesmo, falhas devido a dificuldades para execução do procedimento endodôntico da forma desejada.
É possível um dente com canal doer
É comum que a maioria dos pacientes sinta algum incômodo ao realizar o tratamento de canal, visto que ele é minucioso. O dentista, ao analisar a situação e perceber que o tratamento poderá oferecer algum desconforto, prescreve os medicamentos necessários para evitar maiores problemas.
É possível fazer tratamento de canal duas vezes no mesmo dente
Sim, é possível. Casos em que existe a necessidade de refazer o tratamento de canal o índice de sucesso é extremamente mais baixo do que na primeira cirurgia. Isso acontece porque o processo cirúrgico altera naturalmente o dente e pode dificultar a sua cicatrização após uma segunda cirurgia.
Como saber se o canal está infeccionado
Dor constante e severa, gengivas inflamadas e sensibilidade ao toque. Pode ter havido a formação de um abscesso, ocasionando a infecção do osso ao redor do dente em questão. Vá a um endodontista para efetuar tratamento de canal.
O que fazer quando o dente do canal dói
Neste texto, você entendeu que pode ocorrer sim a dor de dente após canal. Por isso, é importante se consultar sempre com profissionais experientes (no caso, dentistas especializados em endodontia), que vão examinar a região afetada e realizar uma intervenção adequada, garantindo a eficiência do procedimento.
Pode extrair um dente com canal
Passar por um tratamento de canal mal feito pode ter consequências bem ruins, que vão desde essas temidas dores até a necessidade de fazer um implante. O tratamento de canal com microscópio é a forma mais segura de se fazer o procedimento, evitar o retratamento endodôntico (de canal) ou até mesmo a extração do dente.
Como saber se o canal do dente está inflamado
Quais são os sinais e sintomas que indicam a necessidade do tratamento de canal?
- Dor de dente que pode durar horas.
- Sensibilidade a temperaturas quentes e frias.
- Dor pulsátil.
- Sensibilidade ao mastigar.
- Dor irradiada para outros dentes.
Quanto tempo dura um dente com tratamento de canal
Os dentes com canais tratados podem durar a vida toda, quando bem realizado por um profissional especializado. Entretanto, é importante ter consciência de que este dente ainda pode ser acometido por cárie, e para evitar problemas é preciso manter uma boa higiene bucal e realizar consultas regulares ao dentista.
O que acontece quando o canal é mal feito
Quando feito desta forma, o dente fica fragilizado e a fratura da raiz ocorre com mais facilidade. Infelizmente, em casos em que a raiz está fraturada, não é possível manter o dente, pois a fratura se torna um meio de ocorrer a recontaminação do canal.