Pode tomar café de ressaca?

Perguntado por: ajaques9 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

Na verdade, como a cafeína é um estimulante, teoricamente ela pode diminuir a sensação de sonolência e dor de cabeça ocasionadas pela intoxicação alcoólica (ressaca), principalmente se a bebida for adoçada, pois o açúcar é fonte de energia.

Thomas Jefferson realizou uma pesquisa na Filadélfia (EUA), comprovando que o nosso amado café pode ser ótimo aliado para aliviar a dor de cabeça pós-bebedeira e a nutricionista Márcia Curzio do Rio de Janeiro, complementa: “Café ajuda se for adoçado com açúcar; nada de café amargo.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

O ideal é fazer o preparo do café pós-bebedeira adoçado, pois o açúcar também é uma ótima fonte de energia. O café não anula os efeitos do álcool, por isso além de preparar a bebida, é importante você ingerir bastante água, sucos naturais, alimentos nutritivos e descansar bastante para ajudar na sua recuperação.

A água de coco pode ser uma grande aliada para combater os efeitos desagradáveis da ressaca. Além de trazer grande hidratação, a água de coco tem o poder de repor sais minerais que são perdidos com a desidratação imposta pelo álcool.

Alimentos que devem ser evitados na ressaca
O álcool já causa uma sobrecarga no fígado e as frituras e gorduras causam inflamação na mucosa do estômago, por exemplo. Por isso que tem gente que, mesmo sem beber fica com o estômago distendido depois de consumir frituras, gorduras e açúcares”, explicou.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

A primeira delas é intercalar o consumo de álcool com líquidos naturais, como água, sucos, água de coco, além de comer, para tornar mais lento o processo de absorção do álcool pelo sistema digestivo. O uso de analgésicos, como paracetamol ou dipirona, e antieméticos, medicações contra náuseas, também pode ajudar.

Para quem vivencia a ressaca ela é difícil de lidar e pode durar por até 24 horas. Seus primeiros sintomas aparecem de seis a oito horas após o consumo excessivo, isso se você não continuar o consumo de bebidas nesse meio tempo!

Folhas e hortaliças, como alface, agrião e pepino: Servem de base para os sucos detox, pois são ricas em nutrientes. Além disso eles também possuem substâncias anti-inflamatórias. Água de coco: é rica em eletrólitos, os quais são muito importantes para a cura da ressaca.

É importante ressaltar que, embora o leite possa ser benéfico para aliviar os sintomas da ressaca, cada pessoa reage de maneira diferente. Algumas pessoas podem achar que o leite traz alívio imediato, enquanto outras podem preferir outras formas de hidratação.

Rica em vitamina C, a laranja é necessária para o melhor funcionamento do fígado, ajudando o órgão a quebrar as moléculas do álcool. As tangerinas também ajudam nessa questão. A hidratação é necessária, e o melão e a melancia são cheios de água. Com algumas fatias você já vai se sentir melhor.

“É importante beber água entre as doses de bebida alcoólicas que for consumir e, sempre que possível, consumir pelo menos 500 mL de água antes de dormir para diminuir a ressaca”, ressalta Ceni.

Em consequência, o organismo sofre com a desidratação, responsável por boa parte dos sintomas de ressaca. Por isso, você pode ajudar seu corpo a se recuperar tomando muita água – aliás, intercalar uma dose de bebida com um copo de água é uma boa forma de prevenir todo esse mal-estar.

4) Algumas bebidas dão uma ressaca pior que a outra
Outro estudo recente provou que ressaca de uísque é duas vezes pior que a de vodca. E já houve especialistas que disseram que o vinho tinto, o rum, o brandy e o uísque são os piores causadores de males do dia seguinte.