O que acontece se beber álcool todos os dias?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

O uso excessivo do álcool a longo prazo pode causar problemas ainda maiores ao organismo. Estimula a irritação da mucosa estomacal, causando a gastrite, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares, hepatite, cirrose, distúrbios do sistema nervoso e danos a órgãos como fígado, coração e pâncreas.

O alcoolismo pode provocar uma inflamação do fígado, que é o responsável por metabolizar o álcool. Assim, o excesso de bebidas pode lesionar o órgão e resultar no acúmulo de gordura em seu interior — quadro de hepatite alcoólica.

"Beber todo dia não é para o ser humano. O etanol é tóxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes, que vão além do alcoolismo", explica Ana Cecília Roseli Marques, psiquiatra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.

Uma das portas de entrada também pode ser a vontade de socializar, fazer amigos e ser aceito num grupo, já que alguns dos efeitos do álcool são a euforia e a desinibição, fazendo cada vez maiores os motivos para beber. Além dos fatores externos, sabe-se que a genética tem muita influência na herança dos vícios.

Já a OMS define como dose padrão 10g de etanol puro, e recomenda que homens e mulheres não excedam duas doses por dia e que se abstenham de beber pelo menos dois dias por semana.

Em um terço das pessoas, o fígado está aumentado e liso, sem sensibilidade. À medida que a doença hepática relacionada ao álcool evolui para hepatite alcoólica, os sintomas podem variar de leves a potencialmente fatais. As pessoas podem ter febre, icterícia e um fígado aumentado, doloroso e sensível.

sinais de abstinência física ao cessar o consumo; evidências clínicas de aumento da tolerância ao álcool; perda de interesse (gradual e progressiva) por atividades da rotina e de convívio social; insistência no consumo de álcool apesar da percepção das consequências do ato para a saúde e a cognição.

Pelo menos 1 vez por semana, consumo de mais de 3 drinks em um único dia para mulheres ou mais de 4 drinks em um único dia para homens. Um episódio de embriaguez por semana.

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Para o médico, homens devem se limitar a consumir até 30g de álcool puro por dia e mulheres, 20g. Pensando no consumo de bebidas alcoólicas durante um jogo do Brasil, isso daria: homens: 3 latas de cerveja ou 2 taças de vinho; mulheres e idosos: 2 latas de cerveja ou 1 taça de vinho por dia.

Podemos caracterizar o alcoolismo como a necessidade de ingerir bebidas alcoólicas e a dificuldade de entender “a hora de parar”. A pessoa alcoólatra também costuma ter tolerância ao álcool e, por esse motivo, consome maiores quantidades para experimentar os efeitos das bebidas.