Pode tirar a fimose a força?

Perguntado por: aveiga5 . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

REPITO – NÃO SE DEVE FORÇAR O PREPÚCIO. A força exagerada pode causar microfissuras, trauma, dor e sangramento local. Isso pode gerar uma cicatrização secundária e PIORAR o quadro de fimose!

Quando há o problema, os médicos geralmente indicam em um primeiro momento pomadas com corticoides, que facilitam que a pele deslize sobre a glande. Para meninos com mais de cinco anos também podem ser recomendados exercícios de retração em que o prepúcio é puxado de maneira leve, para ir se soltando pouco a pouco.

O rompimento provavelmente causará um sangramento, pois trata-se de uma região irrigada por veias e artérias. Se o rompimento for parcial, parte da pele ficará exposta, o que causa incômodo.

Até que idade é normal ter fimose? Em geral, é normal ter algum grau de fimose até os 5 anos de idade. A retração pode acontecer naturalmente muitos anos depois, até na adolescência, mas a partir dos 5 anos recomenda-se ficar de olho junto com o pediatra para decidir sobre o início de algum tratamento.

Fimose na fase adulta
Nesses casos, não existe a possibilidade da fimose se curar sozinha, então só é possível tratar através de intervenção cirúrgica. A cirurgia é um tanto simples e visa apenas remover o excesso de pele, de modo que o paciente consiga expor a glande sem nenhum problema.

Quanto custa uma cirurgia de fimose? O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.

A cirurgia vai sim alterar inicialmente a sensibilidade. Na maioria das vezes deixando a glande mais sensível, tanto a estímulos dolorosos ou prazerosos.

A fimose secundária pode surgir tanto na adolescência quanto na vida adulta e, além do câncer de pênis, quando não tratada pode causar problemas também no desempenho sexual.

O “mais preocupante” é quando a glande não consegue ir para fora, e o “mais leve” é quando você consegue colocar a glande para fora, mas é possível perceber que há ainda a formação de um “anel” em volta da região, causando um estreitamento.

Pomadas - Pomadas à base de corticóides com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitam o deslizamento e o deslocamento da pele sobre a glande. A pomada indicada pelo médico urologista é aplicada 2 vezes ao dia, durante 30 dias, período geralmente necessário para a resolução do problema.

Como a fimose é a impossibilidade de retração do prepúcio, a criança pode ter dificuldade para a correta higienização. Em alguns casos, quando ela é levada para a adolescência pode causar dores ou desconfortos no momento de urinar ou em casos em adultos, uma sensação dolorosa nas relações sexuais.

Tratamento

  1. Pomadas à base de corticóides, que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antibióticas facilitando que a pele deslize sobre a glande.
  2. Exercício de retração da fimose para meninos com mais de 5 anos. É um exercício para retração da pele do prepúcio sem forçar demais ou causar dor.

Durante os momentos de banho, realizar exercícios apropriados na região do prepúcio da criança pode assegurar um tratamento eficaz para 'tirar' a fimose, garantindo que essa condição fisiológica possa desaparecer naturalmente ainda durante os primeiros anos de vida, com o passar do tempo.

Um dos requisitos para fazer a cirurgia de fimose pelo SUS é ter o cadastro no sistema de saúde pública. O cadastro é totalmente gratuito e pode ser feito facilmente pela internet, pelo site ConecteSUS, ou aplicativo, disponível para Android e iOS.