Pode ter ProUni e FIES ao mesmo tempo?

Perguntado por: egeraldes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Fies e ProUni podem ser requeridos ao mesmo tempo, desde que sejam utilizados para pagar o mesmo curso, na mesma instituição em que o estudante tem a bolsa do ProUni. A soma dos dois benefícios não pode ser superior ao valor dos encargos educacionais, com desconto.

Os estudantes com bolsas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) podem obter financiamento para pagar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.

renda familiar per capita (por pessoa da família) de até 3 salários mínimos. Para o P-Fies, a renda per capita é de até 5 salários mínimos; nota mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação; escolhido uma faculdade bem-avaliada pelo MEC que faz parte do programa.

Quem não pode se candidatar ao Fies? Não poderá se candidatar no Fies estudantes que estejam com a matrícula da faculdade trancada; alunos que nunca realizaram o Enem ou que não chegaram a alcançar a pontuação mínima na prova e redação; e aqueles que estão em situação irregular com o Programa de Crédito Educativo.

Não poderão se candidatar ao processo seletivo do Fies os alunos: cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que já tenham sido beneficiados pelo Fies; que sejam responsáveis por inadimplência junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);

Conclusão. Quem tem o nome sujo pode fazer FIES, desde que atenda aos critérios de renda e desempenho no ENEM exigidos pelo programa.

Durante o curso: Pagamento trimestral de até R$ 150,00. Carência: Nos 18 meses após a conclusão do curso, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$ 150,00. Amortização: Ao final da carência, o saldo devedor do estudante será dividido em até 12 anos [3 x 4 anos (período financiado do curso)].

É possível utilizar o FIES e o Sisu juntos
Você pode utilizar o FIES para financiar seu curso em uma instituição privada, e o Sisu para ingressar em uma universidade pública. Desde que o financiamento na instituição privada pelo FIES já esteja bem encaminhado, você pode sim concorrer a uma vaga pública pelo Sisu.

Essa é uma das preocupações de quem pensa em fazer o FIES, mas não sabe se terá um bom emprego para pagar as parcelas do financiamento depois de se formar. A boa notícia é que a dívida do FIES pode ser paga com trabalho.

O que acontece se não pagar o FIES
O nome do estudante inadimplente também é adicionado ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Com o nome nesse cadastro, não é possível: contratar novos empréstimos. usar o limite do cheque especial.

Um desses programas é o Fies Medicina, uma vertente do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) específica para os cursos de medicina. O Fies para Medicina tem o objetivo de auxiliar os estudantes a custear seus estudos nessa área tão desafiadora e promissora.

Ter alcançado média igual ou maior que 450 pontos na prova do Enem; Não ter zerado a redação do Enem; Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

Conforme a Portaria Normativa nº 23, de 20 de novembro de 2013, o acadêmico beneficiado com Fies pode justificar até 2 vezes o rendimento acadêmico inferior a 75% das disciplinas cursadas no último semestre letivo financiado pelo Fies.