Pode ter 2 IMEI?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os smartphones Pixel que podem usar tanto chips quanto eSIM têm dois números IMEI, um para cada tipo de chip.

Sim, o celular pode ter dois números IMEI. Mas, para isso, ele precisa ter suporte a dois chips SIM, mesmo que você só use um chip. Nestes casos, você terá o IMEI 1 e o IMEI 2. Cada um é referente a um chip de operadora.

Para saber qual IMEI usar, atente-se para o slot de chip: o IMEI 1 costuma ser direcionado ao SIM 1, enquanto o IMEI 2 é geralmente utilizado pelo SIM 2 ou eSIM. Se você quer bloquear o IMEI de um aparelho dual chip, atente-se para bloquear os dois números de série.

O número do IMEI aparecerá junto aos números de telefone, modelo e série do aparelho. É importante lembrar que celulares que possuem dois chips têm dois IMEI diferentes. Por isso, não esqueça de anotar ambos.

Celulares com suporte a dois chips (incluindo o chip virtual eSIM) têm dois IMEIs para permitir o funcionamento simultâneo de duas linhas móveis. Algumas fabricantes também aproveitam o menu secreto para exibir outros códigos, como número de série ou EID.

Os IMEI 1 e 2 são usados ​​para rastrear e rastrear dispositivos móveis. Quando o dispositivo é roubado ou perdido, o IMEI pode ajudar a localizar o dispositivo. Isso é possível porque os IMEIs são registrados com as operadoras de celular e, portanto, podem ser rastreados.

Saber o IMEI do celular Android ou iPhone (iOS) permite que você tenha o código único que identifica o seu aparelho – e cada smartphone fabricado. Por meio deste número, o usuário pode verificar se o telefone está em situação regular – ou seja, se é certificado pela Anatel ou órgão equivalente no exterior.

Clonagem do IMEI
Entretanto, pessoas criminosas podem usar recursos tecnológicos para clonar o IMEI. Dessa forma, dois aparelhos passam a ter o mesmo código, impossibilitando a identificação exata pela operadora.

Posso rastrear o celular pelo IMEI? Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

Acesse Ajustes. Toque em Celular ou Dados Móveis. Toque em Dados Celulares. Ative a opção "Permitir Alternação de Dados Celulares".

Clonagem pelo IMEI
Esse golpe geralmente acontece quando o celular está fora da sua área de origem e cobertura. Alguns sinais como dificuldades em realizar chamadas e sinal fraco, com quedas frequentes nas ligações podem ser indicativos de clonagem.

Coloque o número do IMEI no site e clique para pesquisar. Após isso, você verá todas as informações referentes àquele código e em qual celular ele está ativo. Se ali não constar o seu celular, é sinal de que ele foi clonado.

Conforme te explicamos, é necessário que conste apenas o número do IMEI principal no Boletim de Ocorrência.

Calculadora de IMEI

  1. Começando da direita, dobrar a cada. dois dígitos (p. ex., 5 → 10)
  2. Somar os dígitos (p. ex., 10 → 1+0). Verificar se a soma é divisível por 10.
  3. Inversamente, é possível calcular.