Como definir uma ficante?

Perguntado por: larruda5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
3.9 / 5 14 votos

É um substituto para “namorando”. Ou implica “namorando com sexo”, mas sem a intenção de compromisso. “Ficante” é um termo novo. Corresponde aos antigos: amante, namorado ou amigo colorido.

2. [Brasil, Informal] Pessoa que tem um relacionamento amoroso com outrem sem compromisso (ex.: teve alguns ficantes, mas nenhum namorado). Origem etimológica:ficar + -ante.

Querido diário, existem 3 tipos de ficante; peguete, prospect e pré-namoro.

O FICANTE. O Ficante é exatamente igual ao Peguete, com uma diferença: os encontros são programados. O casal marca de sair sozinho, já existe um grau mediano de intimidade. Aqui a relação sexual é praticamente uma certeza.

Diferença entre Crush e Ficante
paquera pretendente paixonite amado peguete paixão momentânea gostar de alguém love afim gostando refrigerante senpai crash boy magia ficante utt namoro amizade colorida namorico atração pessoa amada enloquecente paixoneta gostar mozão namorados mais...

O tempo de duração da fase costuma ser de alguns meses, mas pode chegar a um ano, dependendo do que vocês procuram. Às vezes, é neste momento em que o casal analisa se há compatibilidade, conhecendo um ao outro de forma mais íntima, falando sobre experiências marcantes, os valores e os objetivos na vida.

Diz-se da moça ou rapaz que mantém um relacionamento super liberal e sem qualquer compromisso com uma pessoa do sexo oposto. "Fulano e sicrana são ficantes há tanto tempo e com tanto sucesso, que já estão pensando em virarem namorados ou até mesmo noivos". 1. Ficante.

Apesar de as expressões terem viralizado no Twitter agora, quem vive uma relação casual já tem um vocabulário amplo para falar sobre a paquera: "contatinho", "rolo", "peguete", "pessoa de que eu gosto", "@" servem para exemplificar o tipo de relacionamento que não é um namoro, mas também não é "pegação" pura e simples.

Em um artigo para o site Psychology Today, o psicólogo Seth Meyers apresenta a regra do “uma vez por semana”, que consiste basicamente na preservação da nova relação combatendo a tendência de apressar as coisas levado pela empolgação do momento.

Sem compromisso sério, o interesse físico predomina, quer pela beleza ou pela sensualidade. O ficar: é caracterizado pelo relacionamento onde os jovens possuem intimidade e proximidade, porém não existe envolvimento familiar e de certa forma, não requer compromisso sério. O namorar: ato de dar continuidade ao “ficar”.

Falar e também ouvir o ponto de vista do outro, entender quais são as expectativas e necessidades dele(a) sobre o assunto. E na hora de dizer o que você precisa, fazer os pedidos claramente, sem meias palavras ou indiretas. É importante também dar ao outro a oportunidade de dizer não.

Mande mensagem uma hora depois do encontro (se tudo tiver dado certo).

  1. Por exemplo: mande "Oi de novo! Hoje foi bem divertido! ...
  2. Outro exemplo: "Só pra dizer que foi ótimo te conhecer! Adorei o date. ...
  3. Confie na sua intuição depois do encontro. Se você se divertiu com o rapaz, diga isso a ele por mensagem.

Ter um contatinho não significa, necessariamente, que você está saindo ou tem qualquer tipo de relacionamento, mas sim que tem alguém pela qual você nutre certo interesse. Podemos dizer que esse seria o primeiro nível da paquera, que pode evoluir para um ficante e, quem sabe, namorado.