Como fazer uma pergunta aberta?

Perguntado por: nporto . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 5 votos

Uma pergunta aberta é aquela que requer uma resposta completa usando os próprios conhecimentos e sentimentos da pessoa. Elas são objetivas, não induzem a pessoa que responde e resultam em uma resposta com muitas palavras. Alguns exemplos de perguntas abertas são: "O que aconteceu depois que eu saí?"

A pergunta de resposta aberta é muito utilizada quando o objetivo é que o respondente utilize suas próprias palavras para responder um questionamento. É uma pergunta de cunho espontâneo que proporciona insights diferenciados em relação a outros tipos de perguntas que já oferecem alternativas pré-definidas.

Uma pergunta fechada é formada por opções de resposta já preenchidas para o respondente escolher. Já uma pergunta aberta pede que o respondente dê feedback com as próprias palavras. Vamos observar mais de perto esses tipos de pergunta, analisar suas vantagens e desvantagens e esclarecer quando usar cada um deles.

Para formular uma pergunta, é preciso, inicialmente, questionar sobre um tema de interesse. Essa escolha pode ser de natureza intelectual, quando existe a necessidade de conhecer melhor sobre um assunto, ou prática, quando se deseja resolver um problema de forma mais pragmática com a criação de tecnologia.

Como fazer as perguntas certas?

  1. Sempre deixe uma pergunta para o final. Na medida em que você estiver dialogando com alguém, você conta um caso, conversa, dá sua opinião, mas no final você sempre devolve com uma pergunta. ...
  2. Coloque a pessoa no centro da questão. ...
  3. Aprenda a fazer perguntas abertas. ...
  4. Aprenda com pessoas próximas.

As perguntas abertas incentivam os entrevistados a explicar suas respostas com suas próprias palavras, sem restrições. Quer esteja coletando insights sobre a experiência do cliente, do funcionário ou do produto, reunimos exemplos comuns de perguntas abertas para usar em suas pesquisas.

6- Perguntas de resposta aberta
As perguntas de respostas abertas têm natureza exploratória, já que permitem que o respondente dê sua opinião sem ser induzido com opções preestabelecidas. Se o seu objetivo é saber qual é a resposta de forma imediata, tenha em mente que esse tipo de pergunta é mais complexa de analisar.

Um exemplo de pergunta fechada são questões de “sim” ou “não”, além daquelas que só podem ser respondidas selecionando uma dentre um número limitado de opções. Este tipo de pergunta é útil quando o cliente está relutante em falar ou não sabe bem o que deseja.

A entrevista aberta é utilizada quando o pesquisador deseja obter o maior número possível de informações sobre determinado tema, segundo a visão do entrevistado, e também para obter um maior detalhamento do assunto em questão.

O que é uma questão objetiva? É considerada como questão objetiva aquela que oferece alternativas de respostas. Geralmente, o candidato deve escolher uma das opções, conforme o que for solicitado pelo enunciado da pergunta.

5 dicas para fazer perguntas poderosas

  1. Não tenha medo de perguntar. ...
  2. Faça perguntas diretas. ...
  3. Dê ao cliente a oportunidade de pensar sobre a resposta. ...
  4. Não o interrompa com suas próprias opiniões ou ideias. ...
  5. Ao final, reformule a resposta em suas próprias palavras para ter certeza que a entendeu.