É possível ter 2 IMEI?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Os smartphones Pixel que podem usar tanto chips quanto eSIM têm dois números IMEI, um para cada tipo de chip.

Sim, o celular pode ter dois números IMEI. Mas, para isso, ele precisa ter suporte a dois chips SIM, mesmo que você só use um chip. Nestes casos, você terá o IMEI 1 e o IMEI 2. Cada um é referente a um chip de operadora.

Para saber qual IMEI usar, atente-se para o slot de chip: o IMEI 1 costuma ser direcionado ao SIM 1, enquanto o IMEI 2 é geralmente utilizado pelo SIM 2 ou eSIM. Se você quer bloquear o IMEI de um aparelho dual chip, atente-se para bloquear os dois números de série.

- Para aparelhos Dual Sim (Dois chip) não é necessário entrar em contato com as duas operadoras ao bloquear um IMEI automaticamente o outro será bloqueado.

Acesse o menu “Configurações” e, em seguida, toque em “Sobre o telefone”. O número do IMEI aparecerá junto aos números de telefone, modelo e série do aparelho. É importante lembrar que celulares que possuem dois chips têm dois IMEI diferentes. Por isso, não esqueça de anotar ambos.

A função é interessante para buscar os melhores preços de ligações para os amigos ou até manter dois números: um profissional e outro pessoal. A Samsung chama esse recurso de Duos, e inclui essa informação no nome do aparelho, para facilitar na hora da compra.

Quando um celular tem o IMEI clonado, passam a existir dois aparelhos sob o mesmo registro. Assim, os criminosos trocam o IMEI de um celular que é fruto de roubo, para que ele continue funcionando, mesmo que o dono tenha bloqueado o seu IMEI original.

Clonagem do IMEI
Entretanto, pessoas criminosas podem usar recursos tecnológicos para clonar o IMEI. Dessa forma, dois aparelhos passam a ter o mesmo código, impossibilitando a identificação exata pela operadora.

Posso rastrear o celular pelo IMEI? Não é possível rastrear um celular pelo IMEI. O código é utilizado pela operadora de celular só para realizar o bloqueio de rede de telefonia. Assim, o aparelho deixa de funcionar com chips da Claro, Vivo, TIM e qualquer outra empresa.

A única maneira de usar o celular com IMEI bloqueado é desbloqueando o IMEI. Isso significa que você precisará entrar em contato com o operador de rede para pedir o desbloqueio. Na maioria dos casos, os operadores exigirão que você forneça a nota fiscal e a factura para comprovar a propriedade do dispositivo.

Para bloqueio da linha, faça contato direto com a operadora de celular. Após o prazo máximo de 48 horas após o registro policial, o cidadão deverá procurar uma unidade policial.

Para rastrear celular Android roubado, basta acessar o site "Encontre meu dispositivo" (google.com/android/find) do Google pelo seu navegador web. Primeiro, certifique-se de que você está logado na mesma conta Google associada ao smartphone.

Acesse Ajustes > Geral e toque em Sobre. Procure o número de série. Talvez seja necessário rolar para baixo para encontrar o IMEI/MEID e o ICCID. Para colar essas informações nos formulários de registro ou de suporte da Apple, toque e mantenha o número pressionado para copiá-lo.