Pode passar gelo no rosto queimado do sol?

Perguntado por: epires . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Embora para acalmar a queimação na área que você deseja aplicar gelo, na verdade não é uma boa ideia. Como indica Teresa Fernández, "o gelo na queimadura causa vasoconstrição e piora a lesão".

Se tiver uma queimadura superficial (1º ou 2º grau, ver abaixo), o seu primeiro reflexo deve ser colocar a pele sob água fria durante vários minutos. Isto pode limitar a extensão e a profundidade da queimadura e ajudará a aliviar a dor. Não use gelo pois isso pode agravar os danos.

Aplique cremes calmantes e hidratantes
O desconforto pode ser aliviado com o uso de loções pós-sol com aloe vera, calamina ou camomila, que têm propriedades calmantes. Borrifar água termal também ajuda a recuperar a constituição da pele.

Use produtos a base de aloe vera no rosto. Basta aplicar o produto ou a própria planta na parte avermelhada da pele. Isso irá ajudar a diminuir a vermelhidão e refrescar a área irritada. – Aplique iogurte natural nas áreas vermelhas.

Cubra toda a região afetada com gaze ou panos limpos umedecidos em soro fisiológico e aguarde o atendimento médico, que precisa ser emergencial. Não coloque nenhum tipo de produto, pomada ou remédio na lesão, somente o médico especializado pode tratar feridas graves como queimaduras de terceiro grau.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

Produtos esfoliantes e água que não esteja na temperatura fria estão proibidos. Confira os principais cuidados na hora de tratar da pele queimada do sol, com informações da médica dermatologista Ligia Colucci, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Academia Americana de Dermatologia.

40 dias

Pois bem, cada pele tem seu tempo, mas o período é entre 28 e 40 dias. “As marquinhas, o bronzeado, depende muito da pessoa e também depende da quantidade, de quanto ela se bronzeou. Em uma média geral, a gente tem aí entre 28 e 40 dias para ter uma renovação total da pele para aquele bronzeado sair.

Aplique compressas de gelo
Ou seja, ele pode ser um grande aliado na amenização dos sintomas da irritação. No entanto, nunca aplique o gelo diretamente na pele, porque ele pode causar queimaduras. Por isso, o ideal é fazer uma compressa com um tecido ou algo do tipo.