Como saber se a queimadura solar e de 1 ou 2 grau?

Perguntado por: ainfante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Queimaduras

  1. grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. ...
  2. 2º grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada;
  3. grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos.

Na sequência, a queimadura de segundo grau: ocorre dor, inchaço e bolhas. No estágio mais avançado, pode acontecer a queimadura de terceiro grau: é o caso mais grave, quando a camada mais profunda da pele é atingida e as bolhas formadas são mais intensas. Para tratar a queimadura solar, hidratação é essencial.

Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como: – 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas; – 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele.

Também chamada queimadura superficial, são aquelas que envolvem apenas a epiderme, a camada mais superficial da pele. Os sintomas da queimadura de primeiro grau são intensa dor e vermelhidão local, mas com palidez na pele quando se toca. A lesão da queimadura de 1º grau é seca e não produz bolhas.

Queimaduras de primeiro grau afetam apenas a epiderme. Queimaduras de segundo grau afetam a epiderme e parte da derme. Queimaduras de terceiro grau afetam epiderme, derme e estruturas mais profundas.

Os tipos de queimaduras são: 1º grau, quando atinge a camada mais superficial da pele, a lesão é vermelha, quente e dolorosa. De 2º grau superficial, que gera bolhas e muita dor ou 2º grau profunda, quando é menos dolorosa, a base da bolha é branca e seca.

Segundo a dermatologista Miriam Sabino, a queimadura só fica aparente de duas a seis horas após sua ocorrência. — A queimadura solar passa por vários estágios, da vermelhidão para a formação de bolhas, escamação e descamação. A coceira e a sensibilidade do local podem persistir por várias semanas — explica.

Dessa forma, queimaduras de primeiro e segundo graus, pela estimulação às terminações nervosas, são mais dolorosas quando comparadas às de terceiro grau, em que há destruição parcial ou total dos receptores periféricos.

AS QUEIMADURAS DE 3º GRAU NORMALMENTE DEIXAM CICATRIZES.

Queimaduras de 2o grau superficiais
Após o rompimento das bolhas, o local, então, é limpo com água corrente e clorexitina. O curativo é feito geralmente com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério. Após a cicatrização, use filtro solar para evitar manchas.

Quando procurar o pronto-socorro quando houver queimadura de sol? É recomendado quando a queimadura apresentar bolhas, além da destruição de várias camadas de pele.

Pomadas com dexpantenol
Além da aloe vera, outra base interessante para a pomada contra queimaduras é a dexpantenol, como o Bepantol e o Probentol derma. O creme é indicado para queimadura de 1º grau que não formou bolha e age regenerando, hidratando e cicatrizando a pele, devido à vitamina B5 na composição.

Com a insolação, ocorre o processo de eliminação da pele morta de forma mais precoce, deixando as camadas mais profundas expostas. A partir daí, a pele começa a descascar, o que pode render um aspecto incômodo, tanto visual, quanto ao bem-estar corporal, e pode também deixar marcas.

A sulfadiazina de prata é o agente tópico antimicrobiano mais utilizado no tratamento das queimaduras, sendo comercializada na forma de creme. Seu valor é acessível e é uma medicação com boa disponibilidade.

A queimadura de primeiro grau compromete somente a epiderme, causando eritema e dor, e geralmente melhora entre 5 e 7 dias. Já a de segundo grau, afeta a epiderme e parte da derme, formando flictenas e a restauraçao dessas lesoes ocorre entre 7 e 21 dias.

Geralmente, as queimaduras de 1º grau melhoram de 3 a 6 dias, nesses dias elas costumam descamar, e se cuidar da forma correta, ela também não deixa cicatriz e nem sequelas. Portanto, os sintomas desse tipo de queimadura são intensa dor e vermelhidão no local. Porém, se tocar na pele, aparecerá uma certa palidez.