O que fazer para não descascar a pele queimada de sol?

Perguntado por: ipeixoto . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 8 votos

- Evite a exposição direta ao sol entre as 10h e 16h, quando os raios solares são mais fortes. - Fique na sombra sempre que possível. Beba bastante água para manter a pele hidratada.

Como se proteger da descamação
Utilizar hidratantes corporais após a exposição solar. Reaplicar o produto a cada 2h ou sempre que o corpo ficar molhado. Utilizar protetor solar com FPS maior ou igual a 30. Evitar exposição direta ao sol das 10h às 16h.

“Então a gente precisa hidratar porque assim você umedece, oferece água e cola essas células. No caso, se a pele estiver ressecada e descascando e não for uma pele oleosa, eu posso usar um hidratante em creme com óleo para poder diminuir esse efeito.

Segundo a dermatologista Nandara Paiva, o processo de recuperação de queimaduras solares pode variar de acordo com a profundidade da camada da pele atingida: “Se for uma queimadura de primeiro grau, também chamada de eritema solar, a recuperação é de 4 a 6 dias. Mas, se for de segundo grau, acontece entre 7 e 21 dias”.

A descamação geralmente para quando a queimadura cicatriza - cerca de sete dias para queimaduras leves a moderadas. Finalmente, é imperativo praticar uma proteção solar eficaz enquanto uma queimadura de descamação está cicatrizando.

40 dias

Pois bem, cada pele tem seu tempo, mas o período é entre 28 e 40 dias. “As marquinhas, o bronzeado, depende muito da pessoa e também depende da quantidade, de quanto ela se bronzeou. Em uma média geral, a gente tem aí entre 28 e 40 dias para ter uma renovação total da pele para aquele bronzeado sair.

É melhor refrescar a pele ligeiramente vermelha com uma loção hidratante pós-sol NIVEA, que é fácil de aplicar e que acalma a pele. Observação: se estiver com queimaduras solares graves, bolhas, náuseas ou dor, consulte um médico!

“A pele de baixo, que está sendo constituída, deve ser muito bem hidratada e protegida”, diz a dermatologista. Para isso, utilize loções hidratantes ou óleos corporais de forma frequente e evite exposição ao sol durante esse período de descamação. Não é recomendado puxar a pele que está descascando.

O descascamento pode causar manchas na pele? Pode sim se o paciente não praticar os devidos cuidados. Isso porque a pele descascada se torna sensível e quando continuamos expor a região ao sol, só agrava aquela sensação de ardência, atrapalha a cicatrização, podendo levar à formação de manchas.

Um dos maiores efeitos colaterais do uso dos ácidos na pele é a irritação. Em maior ou menor grau, ela pode atingir todo mundo, pois o mecanismo de ação do ácido é justamente a descamação e o aumento da circulação sanguínea no local da aplicação – ou hiperemia.

O ideal é deixar que ela se recupere naturalmente. Porém, ele recomenda algumas ações não forçadas que ajudam a acelerar este processo. “Quando a pele está em processo de descamação, devemos esfoliar suavemente e, logo depois, hidratar bastante, além de aplicar o fotoprotetor, devido ao risco de manchas”.

Além de usar o pós-sol para cuidar da sua pele após exposição intensa ao sol, é importante beber bastante água, tomar banhos frios, usar roupas leves e aplicar água termal na pele. Você também pode usar compressas geladas sobre a vermelhidão e descansar para ajudar a recuperar a pele.

Com a exposição prolongada à luz solar, de forma desprotegida, as células da epiderme detectam os primeiros danos no DNA, enquanto vão ressecando.

Para o autor do Projeto de Lei 921/2007, deputado Vitor Sapienza (PPS), "a pessoa vítima de queimadura necessita do bloqueador solar porque na maioria das vezes a pele fica sensível e vulnerável, requerendo maiores cuidados".

Veja só!

  1. 1) Invista em um creme clareador de pele com ácido glicólico. ...
  2. 2) Faça uma esfoliação na pele manchada. ...
  3. 3) Usar filtro solar com cor. ...
  4. 4) Incluir produtos com vitamina C para o rosto. ...
  5. 5) Aplicar protetor solar com efeito clareador. ...
  6. 6) Máscaras faciais com efeito peeling.