Pode jogar soda cáustica direto no vaso?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Sempre deve usar luvas e óculos de proteção para garantir que nenhum acidente ocorra. Em segundo momento, não se esqueça de colocar não colocar a soda cáustica diretamente no vaso sanitário, pois os cristais podem se solidificar, gerando assim, um entupimento ainda maior. Para dissolvê-la, basta misturar em água.

Desentupir o vaso utilizando soda cáustica
Então, para desentupir, é necessário encher um balde de água, colocar duas colheres de sopa de soda cáustica e duas colheres de sopa de sal, e misturar os itens. Feito isso, despeje a mistura no vaso entupido e pressione a válvula de descarga.

Como fazer: em um balde grande de capacidade de 8 litros ou mais, misture 2 litros de água morna e 500 gramas de soda cáustica. Utilize um cabo de plástico ou madeira para mexer. Após dissolver bem, despeje a mistura devagar no vaso sanitário. Aguarde 12 horas para dar a descarga novamente.

Descarte a solução (ou despeje no ralo) e lave com água; Despeje na pia da cozinha, banheiros ou lavanderia: Coloque 1/2 xícara de soda cáustica em cada sifão e deixe por 20 minutos antes de enxaguar com água. A soda cáustica é usada de maneira semelhante.

Soda Cáustica

Soda Cáustica
A soda cáustica também é uma ótima opção para desentupir vasos sanitários. Isso porque esse produto provoca uma reação química capaz de dissolver proteínas, gorduras e papel higiênico que causam o entupimento dos vasos sanitários.

O produto mais forte e o mais usado para desentupir a pia é a soda cáustica. Esse é um dos produtos usados para desentupir pias em caso de gorduras. No entanto, assim como o Diabo Verde, é um produto altamente corrosivo e você precisa tomar alguns cuidados durante esse uso.

A função da Soda Cáustica é corroer toda a obstrução do encanamento. Entretanto, ela também acaba por corroer o próprio cano, podendo, assim, danificá-lo. Assim, pode acabar gerando problemas muito mais complicados do que um entupimento e levá-lo a um prejuízo dobrado: o desentupimento e a nova tubulação.

O vinagre reage com a soda caustica em uma clássica reação de neutralização ácido-base. Toda reação ácido-base é exotérmica, isto é, gera calor. Aqui já dá para ver uma das limitações do uso do vinagre, gera calor e calor potencializa o ferimento.

Dicas para prevenir entupimento

  1. nunca jogue absorventes no vaso;
  2. não jogue camisinhas na privada;
  3. não dê descarga objetos de nenhum tipo no vaso;
  4. tenha um desentupidor próximo ao vaso sanitário;
  5. limpe o vaso uma vez por semana.

Metais pesados: Podem ser destruídos com soda cáustica e acondicionados em galões ou tambores devidamente rotulados como “resíduos químicos”, até que sejam entregues à empresa especializada contratada para o seu descarte.

Dissolução da soda cáustica em água: termoquímica
Quem trabalha com soda cáustica, geralmente sabe: nunca se mistura a água à soda e sim a soda à água (neste caso, a ordem dos fatores altera o produto), e o motivo para essa regra de segurança é explicado pela termoquímica.

Ao misturar a soda com água quente, os dois elementos entram em uma reação que pode ser pra lá de perigosa. Nós explicamos para você. Acontece que tal solução começa a borbulhar e, se quem estiver a manuseando, não estiver devidamente preparado e equipado, pode sofrer queimaduras na pele.

Outra boa dica de prevenção é pelo menos a cada 15 dias jogar um pouco de água fervente nos canos para derreter gorduras acumuladas. Esse procedimento garante mais tranquilidade e diminui o tempo entre um entupimento e outro.

Produtos como soda cáustica ou com base em álcool apresentam potencial nocivo. O mesmo ocorre com qualquer desinfetante que atue para eliminar bactérias. Esses, tão comuns nas rotinas de limpeza, podem matar os microrganismos da fossa que são vitais para a degradação orgânica de seus resíduos.