Pode fazer agachamento sem tênis?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

"Existem estudos comprovando que treinar descalço faz com que o agachamento, que é um exercício supercompleto, piore. A amplitude do movimento, que é extremamente importante para se conseguir um bom resultado é diminuído, e há um menor recrutamento de fibras musculares da musculatura da coxa", diz Christian Couto.

Também ajuda a fortalecer os músculos profundos que estabilizam o pé, o que se traduz em melhorias para os tornozelos, joelhos, quadris e costas.” A teoria, dizem os defensores dos pés descalços, é que quanto mais próximo o contato dos seus pés com o solo, mais conectado o resto do seu corpo se sentirá.

Pode treinar descalço? Coloque a hashtag #barefoottraining nas redes sociais e você vai ver vários vídeos de pessoas se exercitando sem usar nada nos pés. E a resposta para a pergunta é: sim! Essa prática pode trazer benefícios à saúde, mas é importante observar algumas questões antes de deixar os tênis de lado.

Ressalte que o local é permitido treinar descalço, mas que não é exclusivo para treinos sem calçados. Não permita exercícios Bi-Set em que o executante deva sair do local, como na junção entre agachamento e cadeira extensora.

O ortopedista Flávio Cruz desmistifica o assunto e aponta três motivos para você não aposentar o bom e velho tênis. Quando você se exercita descalço, o suor gerado pelo nosso organismo durante a atividade física pode diminuir o atrito da planta do pé com o chão e favorecer a instabilidades e escorregões.

O barefoot training, que consiste em levantar pesos sem usar tênis ou com pouco apoio para os pés, tem ganhado cada vez mais adeptos mundo afora. Muitos acreditam que a prática auxilia a erguer mais peso, além de fortalecer os pés e beneficiar o equilíbrio.

Treinar descalço e a polêmica das academias
A maioria dos espaços comerciais tradicionais proíbem essa prática, embora a medida não impeça a ocorrência de acidentes. Treinar de tênis é uma prática comum desde a popularização das academias.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

Calça, bermuda jeans, chinelo, camisa, sapato social, sapatênis e crocs, estes não são roupas apropriadas à prática de atividade física.

Para treinos em geral, os melhores tênis são respiráveis e fornecem suporte leve com pouca ou nenhuma curva no solado. Essas características oferecem aderência pois mantêm os pés inteiros no chão, proporcionando mais equilíbrio nos movimentos de força e condicionamento.

Infelizmente o uso apenas das meias não apresenta nenhuma segurança para que o aluno possa realizar seus treinos, o mesmo não é indicado sem a utilização de um tênis adequado, porém como você informa que a abordagem recebida não foi a adequada, tomaremos as devidas providências.

A pesquisa de Carey mostrou que existem riscos em correr seja descalço ou calçado. Corredores descalços tendem a pousar no meio do pé ou antepé ao contrário de no calcanhar, o que um bom tênis tenta amortecer. Correr descalço, portanto, tende a provocar mais fraturas de tensão na parte da frente dos pés.