Pode comer shoyu todo dia?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Criado originalmente pelos chineses para conservar alimentos, o molho shoyu é preparado a partir de grãos de soja fermentados e salgados por salmoura. Para não ultrapassar a recomendação diária da OMS de consumo de sódio, Magnoni recomenda não usar o molho shoyu para temperar comidas e saladas em casa.

Algumas pesquisas científicas também mostram que o shoyu pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, afinal, alguns componentes do molho de soja podem desempenhar um papel prebiótico e ajudar na proliferação de bactérias “do bem” presentes na microbiota intestinal.

Contém trigo e glúten
Para pessoas com alergias ao trigo ou doença celíaca, isso pode ser problemático. Estudos descobriram que os alérgenos de soja e trigo são completamente degradados no processo de fermentação do molho de soja.

Substituto natural e saudável ao molho shoyu tradicional, o shoyu de Coco apresenta um sabor mais suave e uma composição muito mais saudável além de ter um valor energético reduzido. Isento de lactose, glúten e soja é um alimento ótimo para quem procura manter uma dieta saudável sem se privar do sabor.

Substituir o Cloreto de Sódio pelo Shoyu se torna mais saudável, pois o shoyu é feito à base de soja, um alimento rico em nutrientes.

Sempre que você usar o shoyu in- natura, não ferver acima de 70ºC, você vai ter além do sabor, as enzimas digestivas, que auxiliam na digestão dos alimentos consumidos juntos com elas.

Assim como a soja, o molho shoyu é rico em proteínas vegetais, ferro e cálcio. Também é rico em antioxidantes, substâncias que previnem o envelhecimento celular. Possui quantidade abundante de aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B.

Shoyu Kikkoman - 38% Menos Sódio - 148ml.

O molho shoyu – também conhecido como molho de soja – é o mais conhecido e popular na culinária japonesa. É salgado e aguça o sabor dos alimentos. Combina bem com alimentos crús, como rolls e sashimi.

O etanol é o principal deles e proporciona muitas das características de aroma e sabor ao shoyu, além de indicar a presença de outros componentes aromáticos produzidos pela fermentação. O conteúdo em etanol depende e varia em função do tipo de molho de soja.