O que fazer para não morrer de ressaca?

Perguntado por: amota3 . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Como prevenir a ressaca? As duas dicas mais importantes para quem gosta de beber e quer evitar a ressaca é comer e ingerir bebidas não-alcóolicas simultaneamente. Beber cerveja, drinks, vinho ou espumantes de barriga vazia é prato cheio para a ressaca.

Os especialistas apontam ainda que a ressaca pode ser evitada com algumas medidas simples, como comer algo enquanto bebe, beber mais devagar e consumir líquido não-alcóolico junto às bebidas.

Beba bastante água
Após a bebedeira, o mais recomendável é comer alimentos com pouca gordura e altos níveis de glicose, como frutas, verduras, pães, frango e peixe.

O coma alcoólico deve ser tratado pela equipe médica, por meio da hidratação feita diretamente na veia, com soro. A glicose intravenosa e a reposição de vitamina B1 também podem ser necessárias. Medicamentos anticonvulsivantes e antieméticos podem ser usados no tratamento do coma.

Isso pode acontecer, pois o álcool é um importante irritante da mucosa gástrica. Além disso a quantidade de líquidos ingerida costuma ser grande, facilitando o refluxo. O enjoo costuma ser o primeiro sinal que algo não vai bem, e deve ser considerado um sinal de alerta!

Ocorre overdose de álcool quando há tanto álcool na corrente sanguínea que as regiões do cérebro que controlam as funções básicas de suporte à vida—como respiração, frequência cardíaca e controle de temperatura—começam a ser desativadas.

Rica em vitamina C, a laranja é necessária para o melhor funcionamento do fígado, ajudando o órgão a quebrar as moléculas do álcool. As tangerinas também ajudam nessa questão. A hidratação é necessária, e o melão e a melancia são cheios de água. Com algumas fatias você já vai se sentir melhor.

Os sintomas da ressaca costumam ter início cerca de seis a oito horas após a ingestão de bebidas alcoólicas e podem durar, em média, até 24 horas.

Quem procura um alívio rápido para as dores de cabeça associadas à ressaca, pode tomar um medicamento analgésico. Na Pague Menos você encontra remédios como Neosaldina, Dipirona, Novalgina, entre outros.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Alimentos ricos em gorduras, carboidratos refinados e também em substâncias químicas, como os ultraprocessados, também deixam o organismo mais inflamado, segundo a nutricionista Renata Branco.