É melhor descascar o ovo cozido frio ou quente?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A forma mais conhecida de descascar ovo cozido é utilizando a mão mesmo e retirando aos poucos, mas é muito difícil retirar a casca de um ovo sem machucar a clara de alguma forma. O ideal é que você deixe ele esfriar um pouco depois de cozinhar, até ficar morno.

Depois que o ovo já estiver cozido, deixe-o esfriar submerso em água fria. Em seguida, corte-o ao meio utilizando uma faca afiada. Pegue uma colher e deslize-a entre a clara e a casca do ovo, delicadamente. A casca vai sair por inteiro, e seu ovo ficará lindo.

Segundo o site Mother Nature Network, a dica está em adicionar bicarbonato de sódio na água do cozimento.

A melhor forma de conservar os ovos cozidos é guardá-los ainda com a casca. Ela serve como uma barreira protetora contra a entrada de bactérias e outros microrganismos, assim como acontece quando estão nutrindo o embrião que se tornará um pintinho no futuro.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo.

Por isso vale salvar essas informações:

  1. Clara cozida macia e gema bem mole: 4 minutos.
  2. Clara firme e gema molinha: 6 minutos.
  3. Gema cremosa: 8 minutos.
  4. Gema Cozida: 12 minutos.

Quando o vinagre, colocado para cozinhar o ovo, começa a ferver, um de seus elementos — o ácido acético — entra em reação com um sal contido na casca do alimento. O resultado é: o que era para ser uma casca rígida e quebradiça se torna mais macia e fina.

Por último, um truque fácil para saber se seus ovos estão cozidos é colocá-los numa superfície plana, como numa bancada, e faça ele girar. Se o ovo estiver cru, ele não vai rodopiar tanto quanto o ovo que está cozido. Quando ele está cozido, ele continuará girando sem parar e estará no ponto certo!

A chalaza pode ser encontrada nos dois lados da gema e age como uma “pequena âncora” para manter a gema centralizada e impedir que ela encoste ou grude na casca a ponto de se romper. Essa película não faz mal à saúde, e sim, a chalaza é comestível!

Os ovos racham quando os gases no interior ficam quentes e se expandem. Sob determinada pressão, esses gases acabam estragando as cascas para escapar. Deixe os produtos ficarem em temperatura ambiente para evitar que isso aconteça. Ponha os ovos sob a água quente da torneira por alguns minutos para acelerar o processo.

Dica antiga, colcar vinagre na água de cozimento do ovo quando ele está rachado ou rachando previne que a clara se espalhe pela panela e estrague o ovo cozido perfeito.

Sim. No entanto, eles só podem ficar na geladeira por no máximo 2 dias.

Quais são os benefícios do ovo?

  • Contribui para aumentar a massa muscular. ...
  • Ajuda a memória e concentração. ...
  • Auxilia na perda de peso. ...
  • Melhora o sistema imunológico. ...
  • Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom. ...
  • Combate a anemia. ...
  • Previne o envelhecimento precoce. ...
  • Mantém a saúde dos ossos e dos dentes.

“O pior lugar para armazenar os ovos é na porta da geladeira. Coloque-os dentro, junto com os demais alimentos”, afirma o chef. “Se você coloca os ovos na porta da geladeira, com o 'abre e fecha', eles ficam suscetíveis à variação de temperatura. Os ovos são organismos vivos e podem estragar”, completa.

Ao adicionar o vinagre, a acidez do ingrediente neutraliza o óxido formado, impedindo o processo de escurecimento da panela. O limão também é capaz de realizar o mesmo efeito nas panelas, porém, ele não impede que as cascas dos ovos rachem e acabem estourando.