Como fazer para o ovo cozido não estourar?

Perguntado por: bribeiro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Dica para não rachar e vazar: Sempre use água fria para iniciar o cozimento do ovo. Colocá-los em água quente vai fazer a casca rachar e vazar a clara. Outra dica é colocar uma pitada de sal na água para selar a casca e evitar vazamentos na hora de cozinhar.

Quando o alimento é aquecido, porém, a temperatura da gema dispara, e esses minúsculos bolsões começam a ferver, o que pode levar à explosão.

Quando o vinagre, colocado para cozinhar o ovo, começa a ferver, um de seus elementos — o ácido acético — entra em reação com um sal contido na casca do alimento. O resultado é: o que era para ser uma casca rígida e quebradiça se torna mais macia e fina.

6 a 7 minutos para ovo cozido com gema cremosa. Já o ponto do ovo cozido mole, em que a clara está cozida, porém macia, e a gema está bem mole é de apenas 4 minutos.

A água com bicarbonato passa pela casca e o ovo ficará mais solto da casca, facilitando o processo.

Por último, um truque fácil para saber se seus ovos estão cozidos é colocá-los numa superfície plana, como numa bancada, e faça ele girar. Se o ovo estiver cru, ele não vai rodopiar tanto quanto o ovo que está cozido. Quando ele está cozido, ele continuará girando sem parar e estará no ponto certo!

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo.

Porém, quando se adiciona sal na água, o ovo flutua, conforme a figura abaixo: Isso ocorre porque o sal é mais denso que a água; assim a densidade do conjunto “sal + água”, torna-se maior que a densidade do ovo, por isso ele flutua.

Muitos pensam que adicionar o sal na água do ovo cozido faz com que a temperatura de ebulição da água aumente, ou seja, faz com que o ovo cozinhe mais rápido. Mas a verdade é que essa informação não coincide com a verdade. Mesmo assim, o sal deve ser usado durante o preparo para proteger o ovo de um vazamento.

Porém, devido à sua proteção natural, não é necessário lavar o ovo. Além disso, quando o lavamos, existe o risco de retirar sua película natural, que é porosa, e causar a penetração das bactérias e outros micro-organismos. Então, não é apenas desnecessário, mas também contraindicado lavar o ovo antes de seu consumo.

O ovo perfeito é um termo usado para descrever um ovo cozido de maneira precisa, em que a clara fica delicadamente firme e a gema se mantém cremosa. Diferente dos ovos cozidos tradicionais, o ovo perfeito é cozinhado em uma temperatura controlada e por um tempo específico, resultando em uma textura uniforme e saborosa.

O principal cuidado envolvendo o armazenamento de ovos cozidos tem relação com o recipiente que será utilizado. É importante que ele seja de vidro e, preferencialmente, hermético. Plásticos também funcionam, mas você corre o risco de alteração no sabor dos ovos.